Aveiro vai investir 1.1 milhões de euros na recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos.

2021-08-08 10:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro vai investir 1.1 milhões de euros na recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos.

Esta operação de Recolha Seletiva porta-a-porta de biorresíduos é uma nova aposta para tentar atingir as metas nacionais da recolha seletiva de biorresíduos.

Esta operação, designada “BioAveiro – Recolha Seletiva PaP de biorresíduos”, garantiu aprovação, em sede de POSEUR, no passado dia 31 de maio, e prevê a implementação de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos de resíduos alimentares, no setor não doméstico (pequenos produtores de resíduos urbanos), nomeadamente, no canal HORECA, cantinas e mercados municipais, em nove das dez Freguesias do Município de Aveiro.

São Jacinto fica de fora e a autarquia explica que a exclusão fica a dever-se a regras nacionais uma vez que num território com estas características é aconselhado um estudo sobre a compostagem dos biorresíduos.

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do procedimento por ajuste direto no valor de 1.115.075,32€ para execução desta operação entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2026, a executar pela VEOLIA Portugal S.A..

Vão ser comprados 420 contentores de 120 litros para a deposição de biorresíduos, sacos de lixo recicláveis para os biorresíduos, será implementado um sistema RFID para os contentores e a instalação de sistema de pesagem no elevador da viatura de recolha seletiva de biorresíduos.

Outra das apostas é a compra de uma viatura de recolha de biorresíduos movida a gás natural comprimido para reduzir emissões de CO2.