Aveiro: PS pede explicações sobre processos a funcionárias da Junta de Aradas.

2023-05-04 12:50

Categoria: 

Concelho: 

O PS de Aveiro diz que a Junta de Aradas tem muito a explicar no processo disciplinar a duas funcionárias que chegaram a estar suspensas de funções e foram realocadas em serviços da Junta.

A representação diz que o assunto é sensível e deve merecer esclarecimentos.

Esse processo assentaria na infração “fuga de informação” e depois do arquivamento do processo a uma das trabalhadoras, registou-se uma sanção que apontava para despedimento disciplinar ou demissão mas acabou em reversão devido a alegado erro processual.

O PS diz que perante estas alterações e tratando-se da mais grave sanção prevista na Lei há necessidade de explicar bem todos os contornos do processo.

Quer saber se a sanção aplicada é “adequada à infração de que a trabalhadora foi acusada”, “porque foi readmitida a trabalhadora” e “que erros processuais foram cometidos”.

Catarina Barreto, autarca de Aradas, prepara-se para responder mas terá informado a Assembleia de Freguesia que irá pedir um parecer à CCDRC e à CNPD para perceber até onde pode ir na informação que vai prestar à Assembleia de Freguesia.