Aveiro: Preço da habitação para estudantes eleva "risco" na captação de alunos para a Universidade de Aveiro.

2020-09-29 09:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Deputados do PSD estão preocupados com o preço do alojamento para estudantes na cidade de Aveiro e dizem que a reitoria acentuou essa preocupação no encontro mantido esta semana.

Uma delegação Social Democrata reuniu, esta segunda-feira, com o reitor e a preocupação esteve presente nas conversas.

Segundo os Sociais Democratas, o reitor da Universidade de Aveiro referiu-se, na ocasião, ao inquérito da associação académica segundo o qual o alojamento na cidade é mais caro do que em Coimbra, o que pode comprometer a componente da internacionalização.

“Há que reforçar a ação social na academia. É com preocupação que ouvimos a angústia do senhor reitor, a braços com a dificuldade para cumprir o programa delineado, e não apenas na componente da internacionalização” referiu Carla Madureira, deputada do PSD, no final da reunião mantida na Universidade de Aveiro, que juntou os deputados Helga Correia e André Neves.

Para a parlamentar aveirense, “a falta de incremento da ação social ainda não se fez sentir em grande escala porque os estudantes ainda não estão todos na Universidade, não havendo, por isso, uma real noção das necessidades com que a academia ver-se-á confrontada”.

A crise pandémica associada à doença COVIDE-19 começa agora a gerar impactes mais profundos, o que leva Helga Correia a defender uma redefinição do contrato de legislatura.

Para a parlamentar social democrata, “para situações excecionais terá de haver decisões excecionais, pelo que se impõe a redefinição do quadro planeado do financiamento público para o ensino superior” que se estende a 2023.

Anunciando que o seu partido defenderá a renegociação do contrato de legislatura, Helga Correia deixou na Universidade de Aveiro a promessa de que os deputados aveirenses manterão “um canal de comunicação direto e fluido com a academia, para poder constituir-se como voz ativa junto da administração central, ainda mais necessária no período difícil que atravessamos”.