Aveiro: Novos acessos à antiga lota, ao Rossio e ao Canal de São Roque vão custar 1.8 milhões de euros.

2021-09-17 07:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou adjudicar a qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, à empresa Civibérica, num investimento 1.8 milhões de euros.

Esta obra vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central, criando também uma ciclovia.

O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25.

A autarquia diz que a reformulação garante “aumento da segurança dos cruzamentos existentes”, substituindo-os por uma rotunda.

O acesso futuro ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar passa por esta travessia num canal viário que é fundamental a pensar já na nova vida dos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.

As obras públicas estiveram em destaque na última reunião antes de eleições com abertura de concurso público para requalificação do Centro Escolar de Santiago numa empreitada de 462 mil euros e um prazo de execução de 10 meses.

No projeto está prevista a reconstrução da galeria coberta do edifício, entre blocos, adaptando e recuperando as infraestruturas que se encontram em mau estado de conservação, nomeadamente a rede elétrica, de gás natural e de segurança contra incêndios. Será também substituída a cobertura em fibrocimento em dois dos quatro blocos do Centro Escolar, muito importante para a garantia da segurança e saúde da Comunidade Escolar.