Aveiro: Autarquia quer manter perfil da Rua da Pega até Verdemilho.

2021-05-11 07:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O autarca de Aveiro cumpriu, ontem, uma agenda por obras no centro da cidade e deixou a garantia de que a rua da Pega terá continuidade até Verdemilho.

Ribau Esteves inaugurou o Parque de Estacionamento a Nascente da Estação da CP e passou pelos trabalhos na Rua da Pega e pelo projeto da Via Panorâmica junto às Pirâmides.

A obra na via que ladeia o campus universitário, na sua frente ria, está a terminar num investimento de 1,9 milhões de euros.

Ficou já anunciada a ideia-base do projeto da Via Panorâmica, que vai ligar a Rua da Pega à Avenida Europa, em Verdemilho, com um traçado que se encosta à Ria de Aveiro e atravessa a Malhada do Eiró, e que se encontra em elaboração de Estudo Prévio, onde se antecipa a continuidade do perfil viário da Rua da Pêga.

Outro dos investimentos relevantes é a obra de qualificação da Estrada Dique, a nova Rua do Sal, que liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA).

Já é possível observar o contributo para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona, com um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da Ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas.

A via prevê uma faixa para circuito pedonal (do lado do Canal da Ria), uma rodovia de sentido único e com uso misto para bicicletas e velocidade limitada a 30 km/h, e uma linha de iluminação pública por pimenteiros / pilaretes com luminária.

Na zona próxima à Eclusa do canal das Pirâmides será instalado um Cais de acostagem para embarcações.

Foi ainda apresentado o projeto da ligação das Eclusas à Rotunda dos Marnotos, obra que vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central nesta zona.

A intervenção vai alargar o perfil viário e relocalizar a entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada.

O Presidente da CMA explicou ainda que “a intervenção vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, ao mesmo tempo que vai permitir a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda, assim como vai proceder à valorização da função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente”, disse.

O dia fica marcado pelo descerramento da placa que assinala o pleno funcionamento do trajeto ciclável de 2,4 km, entre a Estação da CP e a Universidade de Aveiro.

A requalificação da envolvente ao Cemitério Sul, a obra de estabilização do Talude e estruturas de suporte da Rua Padre Arménio Alves da Costa Júnior, a reabilitação da Igreja das Barrocas e da Igreja das Carmelitas e a reabilitação em curso dos blocos de habitação social no Bairro de Santiago foram pontos de paragem.