Aveiro: Autarquia avança para qualificação do Adro da Sé e construção do Monumento à Muralha de Aveiro.

2023-05-03 17:54

Categoria: 

Concelho: 

O traço de Siza Vieira na renovação do adro da Sé de Aveiro.

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, na Escola da Póvoa do Paço, o executivo vai deliberar sobre a aprovação do projeto de execução, da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, e a abertura do concurso público, de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento à Muralha de Aveiro.

Empreitada com valor base de 572.944,84€.

A autarquia diz que se trata de “reformular toda a área envolvente à Sé”, “valorizando a história de Aveiro” com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol.

Aqui será utilizada a pedra de Eirol como material de construção, em recriação do material usado na época, tão característico pela sua cor vermelha.

O projeto prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal, para dessa forma permitir uma mais “fácil organização e percurso dos atos religiosos”.

Vai incluir um curto murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.

Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores em boa condição e a plantação de novas espécies.

Em termos urbanísticos, com qualificação será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.

O projeto de Siza Vieira estará em exposição na Sé de Aveiro.

Este concurso é lançado a uma semana do início do Ano Jubilar da Sé de Aveiro, por honra da comemoração dos 600 anos do lançamento da primeira pedra da sua construção (13 de maio de 1423).

A partir de 13 de maio de 2023, a Sé acolhe a exposição do projeto de qualificação do Adro da Sé e da sua envolvente, da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira.