Anadia tem acordo para a retirada de fibrocimento de escola em Vilarinho do Bairro.

2020-07-29 20:37

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia assinou um Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação que vai permitir remover a cobertura de amianto na Escola Básica de Vilarinho do Bairro. 

A cerimónia decorreu em São Pedro do Sul com a presença dos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

De referir que a Escola de Vilarinho do Bairro é o único estabelecimento de ensino, da rede pública, do concelho, cuja cobertura, integra ainda placas de fibrocimento. 

Para Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal, que representou o Município na cerimónia de assinatura, este acordo reveste-se de “grande importância”, pois, no seu entender, “vem colmatar uma preocupação do Município”, bem como, “de toda a comunidade educativa que, há muito, reivindicava a sua remoção”, sublinhando que “agora, finalmente vai ser possível concretizar este desiderato, criando assim melhores condições de bem-estar para alunos, docentes e funcionários”.

A autarquia vai ser a responsável pelo lançamento do procedimento de adjudicação do projeto e da obra que terá uma comparticipação a cem por cento, por parte do Estado. 

Por outro lado, terá ainda de fazer a candidatura aos fundos comunitários para que se garanta a comparticipação nas obras a realizar e que são exclusivamente para a remoção do amianto e execução do novo revestimento de cobertura.