Anadia avança com “Bairro Comercial Digital”. Investimento de 1 milhão de euros para potenciar comércio local.

2023-09-06 15:49

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura que a Câmara Municipal de Anadia apresentou, conjuntamente com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada, à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, foi aprovada. Este projeto – “Anadia Digit@ll” – visa modernizar e potenciar o comércio na cidade de Anadia e representa um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, sendo que cerca de 77% desse valor é a fundo perdido.

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Anadia foi a terceira mais pontuada do distrito de Aveiro.

Delineado a dois anos, o projeto “Anadia Digit@ll” abrange as principais ruas do núcleo urbano de Anadia, abarcando mais de 200 estabelecimentos com uma componente de intervenção no espaço público e outra de capacitação digital. O projeto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas coletivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.

A medida “Bairros Comerciais Digitais” pretende promover a digitalização da economia através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, e também através da sensibilização e capacitação de trabalhadores e empresários. A cerimónia de apresentação dos “Bairros Comerciais Digitais” aprovados, organizada pela Direção-Geral das Atividades Económicas, realizou-se, esta manhã, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Além deste investimento, a Câmara Municipal de Anadia dispõe já de um regulamento que permite rececionar candidaturas de apoio ao comércio local, majorando os apoios aos investimentos fora dos maiores agregados populacionais.