Albergaria: Feriado municipal assinala inauguração de escola remodelada.

2020-02-10 07:49

Categoria: 

Concelho: 

A Secretária de Estado da Educação inaugura a Escola da Avenida.

Trata-se de um espaço requalificado em Albergaria e que será inaugurado no dia do Município, na próxima quinta-feira.

A Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, vai inaugurar a Escola da Avenida, que reabriu este ano letivo após obras de requalificação, num valor superior a 600 mil euros.

A inauguração tem lugar no dia 13 de fevereiro, pelas 15h00, e integra as comemorações dos 185 anos da Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha.

A escola alberga os quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A intervenção, financiada pelo Programa Centro 2020, englobou o restauro do edifício existente e a construção de um novo corpo, totalizando uma área de 834 metros quadrados. Integrando os princípios dos novos ambientes de aprendizagem, o equipamento escolar tem cobertura wireless em todas as salas, ecrãs interativos, tablets e espaços para o desenvolvimento da criatividade, como a Biblioteca com vertente de experimentação tecnológica e laboratórios.

No âmbito das comemorações, mas no período da manhã, os vários serviços da Câmara Municipal voltam a “abrir-se” às alunas e aos alunos do 3.º ano do Concelho, numa visita guiada pelos “bastidores” dos Paços do Município.

Dos Serviços de Atendimento, à Divisão Financeira, do Gabinete do Presidente à Divisão de Educação e Ação Social, as crianças vão descobrir as várias áreas de atuação da Autarquia, sendo orientadas pelo pessoal técnico de cada um dos serviços.

As visitas guiadas continuam no dia seguinte, a partir das 9h30.

Município atribui 11 medalhas de mérito a individualidades, empresas e coletividades

Na sessão solene das Comemorações dos 185 anos da Fundação do Concelho, a 15 de fevereiro, o Município vai prestar homenagem a individualidades, empresas e coletividades Albergarienses, que têm exercido um papel importante na comunidade, com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal. A sessão tem início às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

As Medalhas de Mérito Municipal, Grau Ouro, vão ser atribuídas a Saul Oliveira Silva, ex-Vereador e Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Torres e Menezes, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Delegado de Saúde, e às empresas Palbit, S.A., J. Nadais – Indústria e Comércio de Madeiras, S.A. e Aveicellular, Comunicações e Acessórios Lda..

Maria Manuela Pires Andrade, antiga enfermeira com carreira no IPO do Porto; Grupo Desportivo Beira Vouga; Jobra – Associação de Jovens da Branca e ao Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha serão atribuídas Medalhas de Mérito Municipal, Grau Prata.

Finalmente, António de Bastos Simões, antigo proprietário da Foto Gomes, e a Associação Os Amigos de Vale Maior vão receber Medalhas de Mérito Municipal, Grau Cobre.

A finalizar as comemorações, no sábado, Jorge Palma sobe ao palco do Cineteatro Alba, num concerto com início às 22h00.