Águeda: PCP quer mudança de políticas na saúde.

2023-12-18 13:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dezenas de utentes e profissionais de saúde estiveram presentes na vigília promovida pela CDU em defesa do Serviço de Urgências, junto ao Hospital de Águeda.

Nas últimas semanas têm sido vários os dias e noites em que o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Águeda tem encerrado por não ter sido possível completar as escalas médicas.

O PCP diz que “é o resultado claro de uma política de desmantelamento e liquidação do Serviço Nacional de Saúde, desenvolvida por PS, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega, para favorecimento do negócio privado da saúde”.

Já em ambiente de pré-campanha, o PCP entende que a política que degrada as condições de trabalho no SNS “empurra” profissionais para fora dos serviços públicos de saúde, com as consequências que “estão à vista”.

A delegação presente na vigília pede mudanças e reforço de meios para garantir o funcionamento do Serviço de Urgências do Hospital de Águeda.

“É preciso lutar e defender o SNS. É preciso dotá-lo de meios e recursos para dar resposta aos problemas das populações , nomeadamente a contratação e fixação de profissionais de saúde, o que passa pela valorização das suas carreiras e remunerações e pela implementação da dedicação exclusiva; a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes; a recuperação das listas de espera; a dotação dos cuidados de saúde primários dos instrumentos de diagnóstico. É hora de garantir o direito à saúde, constitucionalmente consagrado”.~~