Águeda: Autarquia reserva pacote de 500 mil euros para as freguesias.

2022-02-22 08:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda aprovou o pacote de apoios e contratos interadministrativos com as Juntas (JF) e Uniões de Freguesia (UF) do Concelho.

Entre os apoios aprovados, estão os que respeitam à aquisição de máquinas, viaturas e equipamentos durante o corrente ano de 2022, que irá comportar um investimento total de 300 mil euros, a ser distribuído pelas autarquias que se candidatarem.

No que se refere aos apoios financeiros e apoios extraordinários, que se reportam aos incentivos camarários para as intervenções cuja competência não é municipal e que as Juntas pretendem realizar, foi aprovado a atribuição de um total de 508 mil euros.

Quanto a contratos interadministrativos, para a concretização de obras de competência municipal, mas que a Câmara delega nas Juntas de Freguesia, foi aprovado um incentivo total de 53 mil euros.

Foi ainda aprovada a adenda a contratos interadministrativos, celebrados em 2019 e 2021, com as Juntas de Freguesia de Aguada de Cima e Fermentelos, que resultam num investimento de 57 mil euros.

Tudo somado, a Câmara de Águeda garante a transferência de quase 1 milhão de euros (954.128,62 euros).

Segundo Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, as verbas aprovadas respeitam a apenas parte dos valores que vão ser transferidos para diferentes autarquias locais do concelho, isto porque nem todas têm todos os dados disponíveis e fundamentados para efetivar o processo.