Surf na Costa Nova: Francisca Miranda vence 'qualifying' e entra no quadro principal.

2023-08-02 17:18

Categoria: 

Concelho: 

Francisca Miranda, da Associação de Surf da Costa da Caparica foi a grande vencedora da prova de qualificação da MISS QUEBRAMAR CUP 2023, conquistando, assim, o convite da organização para amanhã integrar o quadro principal do Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO).

Na bateria decisiva para atribuição do wild card, a surfista de 13 anos deixou pelo caminho Madalena Camilo (2ª classificada), Rita Franco (3ª) e Maria Gaspar (4ª), numa bateria em que foram surfadas 30 ondas (já a contar para a Onda Solidária, que atribui 1 euro por cada onda a uma instituição de solidariedade do concelho de Ílhavo).

“Estou muito feliz, pois amanhã vou competir com as minhas amigas”, começou por dizer Francisca Miranda, que acrescentou ter sido “uma bateria difícil, porque o mar estava difícil” e lamentando ter feito “um score abaixo do que costumo”.

Amanhã, o check in está marcado para as 8h30, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, para, então, se dar início à competição do quadro principal do Nacional.

Na MISS QUEBRAMAR CUP, Gabriela Dinis, que no passado fim-de-semana se sagrou campeã nacional de Sub-20 e segue em terceiro lugar do Campeonato Nacional, tem uma excelente oportunidade de se aproximar das duas primeiras classificadas, que não marcarão presença amanhã na Costa Nova, e assim relançar a luta pelo título da Liga MEO 2023.

Para o início da competição os confrontos da 1ª eliminatória são: Heat 1 - Lua Escudeiro x Sofia Matos x Catarina Jesus x Francisca Miranda; Heat 2 - Érica Máximo x Maria Silva x Teresa Quina; Heat 3 - Beatriz Carvalho x Maria Dias x Henrike Hory; Heat 4 - Gabriela Dinis x Beatriz La Fuente x Miriam Julião; Heat 5 – Teresa Pereira x Matilde Pinto x Núria Maganinho; Heat 6 - Beatriz Costa x Camila Cardoso x Maria Pinto x Maria Salgado.

Depois das primeiras eliminatórias a realizar amanhã, o campeonato encerra na sexta-feira com as fases decisivas do campeonato, com a realização dos quartos-de-final, meias-finais e final.

Como já é habitual, ao longo dos três dias da festa do surf feminino nacional, a organização promove experiências de surf, tendo hoje sido dedicadas aos utentes do Lar Divino Salvador e ainda do Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI), duas Instituições Particulares de Solidariedade Social ilhavenses.

Nos próximos dois dias todos aqueles que estiverem na praia e desejarem experimentar as sensações de deslizar nas ondas podem fazê-lo gratuitamente apoiados pelos treinadores da Associação de Surf de Aveiro (ASA), que levam todo o seu saber e competência para ensinar e ajudar todos os interessados.

Hoje houve a primeira acção de sensibilização ambiental junto das jovens surfistas levada a efeito pela associação Não Lixes, iniciativa que prosseguirá nos dois próximos dias.