Estarreja recebeu mais um torneio de xadrez.

2023-07-04 09:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja recebeu mais um torneio de xadrez.

Partidas disputadas na Escola Básica Padre Donaciano (Estarreja), com quase sete dezenas de xadrezistas da região Centro e Norte do país.

Rumaram a Estarreja um total de 68 xadrezistas dos escalões sub08, sub10, sub12, sub14 e sub16 de várias regiões para a disputa dos vários títulos individuais.

Marcaram presença atletas do CX UGT Viseu, do Agrupamento de Escolas de Viseu, do Xadrez Colégio Efanor (Porto), do Centro Norton de Matos (Coimbra), do O Amanhã da Criança (Porto), do CCD Corvos do Lis (Leiria), do AD Vagos, do Colégio D. José I (Aveiro), do Agrupamento de Escolas de Estarreja, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, do Agrupamento de Escolas de Espinho, do Clube de Xadrez do Oliveira do Bairro Sport Clube, do Clube dos Galitos (Aveiro), do Clube de Xadrez do ATL da Coutada (Ílhavo), do Clube de Xadrez do Colégio Português (Aveiro), do Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro e do Clube Académico Téssera (S. João da Madeira).

Ao fim das muito disputadas e competitivas 7 rondas a xadrezista Marta Almeida do CX Colégio Português sagrou-se campeã invicta com 7 vitórias; seguiu-se no 2.º lugar o jovem Dinis Rodrigues, do Centro Norton Matos, com apenas uma derrota diante da campeã; compondo-se o pódio com o atleta do CX UGT Viseu, Tiago Marques, que somou também 6 vitórias para alcançar o 3.º lugar da classificação geral.

A organização do torneio foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Estarreja no âmbito do projeto educativo das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do concelho, em parceria com a Forminho e o seu pES – Projeto Enriquecer Sentidos, que dinamiza atividades educativas em vários concelhos do país e da região de Aveiro, incluindo a oferta de Xadrez para as crianças nas escolas.

A iniciativa contou com o apoio dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, bem como da Fábrica da Ciência Viva de Aveiro.