Campeão paralímpico de judo em ação de formação na cidade de Aveiro.

2023-11-06 07:21

Categoria: 

Concelho: 

O Clube de Judo IPPON recebeu o judoca atleta Miguel Vieira, Campeão Mundial e Europeu em 2023 em judo paralímpico, para ações de formação com jovens praticantes.

Miguel Vieira partilhou as suas vivências, os seus medos, as suas conquistas com alunos e professor que saíram do pequeno auditório do Centro de Congressos de Aveiro com uma visão diferente do conceito de superação.

Todos tiveram a oportunidade de conhecer o Miguel, privar com ele, conhecer o seu fiel escudeiro Cocas (o cão guia) e tirar uma fotografia com o Campeão Mundial e Europeu, mas principalmente campeão para a vida.

Já no final do dia foi altura de promover um treino diferente no tapete do Clube de Judo IPPON.

Neste treino, orientado pelo Miguel Vieira, estiveram presentes os atletas e familiares do CJ IPPON, mas também membros da delegação da ACAPO de Aveiro que tiveram a oportunidade de experimentar fazer Judo.

No final ficou a porta aberta para uma futura parceria entre a ACAPO e o CJ IPPON para um projeto conjunto de Judo Paralímpico.

O momento alto destes dois dias foi vivido no sábado, dia 4 de novembro, no pavilhão da EB de Aradas. Durante a manhã houve tempo para um Mega Treino orientado pelo Campeão Miguel Vieira.

Após o almoço foi tempo de se realizar a prova de Judo do Clube de Judo IPPON.

Com duas vertentes na mesma prova, já que participaram atletas dos 4 aos 12 anos, e numa prova paralela atletas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual, cerca de centena e meia de atletas deram o seu melhor no tapete.

A prova de Judo Adaptado, também teve como propósito disputa da Taça de Portugal da ANDDI.

António da Costa, responsável pela organização, era um homem feliz no final do dia.

“Esta foi mais uma prova de que estamos no caminho certo. Foram dois dias com muito Judo, com muita gente boa que nos visitou e nos ajudou. A prova de sábado só a possível com a colaboração de todos os presentes, desde atletas a treinadores, que sobem ao tapete para fazer os grupos, para arbitrar, para ajudar no que for necessário. Só assim é que conseguimos fazer este tipo de provas, no verdadeiro espírito do Judo”.