Associação de Surf de Aveiro vence primeira edição da Taça dos Portos.

2023-09-04 10:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Surf de Aveiro venceu a primeira edição da Taça dos Portos em Surf.

Decorreu este domingo e segundo e último dia de competição da Taça dos Portos - Surf, que pôs frente a frente as equipas da Associação de Surf de Aveiro e da Associação de Surf da Figueira da Foz, cada equipa formada por seis surfistas femininas e 6 surfistas masculinos.

A prova, que contou com uma etapa na Praia da Barra, viveu este domingo o dia decisivo na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.

A primeira bateria entrou na água às 9 horas com ondas de até um metro, vento fraco de leste, o que proporcionou “excelentes momentos” de surf durante todo o dia.

As finais tiveram lugar às 15 horas, altura em que o mar se apresentava com “excelentes condições e ondas perfeitas”, o que potenciou ainda mais as prestações dos competidores.

O favoritismo dos vencedores do dia anterior confirmou-se e Núria Maganinho e David Almeida, da equipa da ASA, voltaram a vencer as respetivas finais, tendo assim obtido a vitória nas suas categorias depois do somatório dos dois dias de prova.

O resultado final, determinado com o somatório das prestações de todos os surfistas nos dois dias de prova, deu a vitória à Associação de Surf de Aveiro com 14.180 pontos, contra os 13.980 da equipa da Associação de Surf da Figueira da Foz.

A cerimónia de consagração dos vencedores decorreu às 17h30, também na Praia do Cabedelo, e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas João Galamba, da Administração do Porto de Aveiro (Eduardo Feio, Carlos Monteiro e Andreia Queirós), para além do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz Pedro Santana Lopes, de Bruno Ribau que representou a Câmara Municipal de Ílhavo, e dos responsáveis pelas capitanias.

Durante os dois dias de competição foram surfadas 530 ondas, tendo Núria Maganinho (da equipa ASA) obtido a onda mais pontuda: 9,17 pontos em 10 pontos possíveis.

Na categoria masculina e melhor onda foi de Guilherme Caetano (ASA): 8,67 pontos.

 

Foto: Nuno Freire