Águeda faz aposta no BTT com centro de estágio.

2016-08-02 12:19

Categoria: 

Concelho: 

Balanço positivo à prova internacional de orientação e BTT que decorreu nos concelhos de Águeda, Cantanhede e Mealhada. O MTBOC'16 fica marcado ainda pela medalha de bronze do português David Machado.

O atleta português conseguiu o terceiro lugar na prova de Distância Média, toda ela disputada em solo aguedense. "A organização está de parabéns, porque escolheu traçados muito bons para a modalidade", afirmou David Machado, frisando que "o concelho de Águeda vai ficar para sempre ligado à história da modalidade por ter sido o local onde conquistámos a primeira medalha em campeonatos do mundo".

Os mundiais de Ori-BTT foram dominados por atletas de leste, com especial incidência para a Rússia e República Checa, os principais vencedores da prova, embora a Inglaterra e a França também tenham conseguido títulos mundiais em seniores e juniores femininos.

A prova trouxe à Bairrada mais de 400 atletas de 20 seleções, divididos por cinco provas: Campeonato do Mundo (WMTBOC’16) e Taça do Mundo (MTBOC WCup) de Elites, Campeonato do Mundo de Juniores (JWMTBOC’16), Campeonato da Europa de Jovens (EYMTBOC’16) e World Masters Series.

A sessão de encerramento dos Mundiais decorreu no sábado, dia 30 de julho, em Cantanhede, onde marcou presença o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos.

"Antes de mais, quero elogiar a organização conjunta deste evento, com a Federação Portuguesa de Orientação e os três municípios, mostrando que a Bairrada sabe organizar provas de grande nível mundial", disse, frisando o facto de "os elogios são muitos à forma como decorreu a prova".

A terminar, Edson Santos referiu que "lançámos aqui as bases para novos eventos e penso que, no próximo ano, com o Centro de BTT a funcionar, podemos ter no nosso concelho estágios de várias seleções do mundo, pois teremos condições ímpares para a prática desta modalidade".