Vagos: Moliceiro vai ser "rei" em festival de folclore.

2023-07-19 14:20

Categoria: 

Concelho: 

O XXXVI Festival do Moliceiro está de volta ao Cais das Folsas Novas, em Vagos, no dia 30 de julho, a partir das 15h00, e o momento vai ser aproveitado para apreciar a beleza o símbolo da ria de Aveiro.

A novidade é a realização de passeios de Barco Moliceiro no Rio Boco.

O festival iniciará junto à Ponte da Fareja, a ponte mais antiga que atravessa este canal, onde os visitantes terão a oportunidade de assistir ao desfile dos tradicionais moliceiros que navegarão pelas águas, exibindo a sua beleza e história.

Mais tarde, os barcos moliceiros chegarão ao cais das Folsas Novas, onde ocorrerão diversas atividades a começar com a recriação do leilão de moliço e junco, uma tradição que remota aos tempos em que os moliceiros eram utilizados para a colheita de algas.

Além disso, a celebração cultural contará com a participação do Grupo de Folclore de Santo António de Vagos e dos grupos folclóricos convidados.

A novidade, deste ano, prende-se com a possibilidade de os participantes poderem fazer passeios de moliceiro no Rio Boco com um valor associado por pessoa.

Este evento, organizado pelo Grupo Folclórico de Santo António, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vagos e realiza-se nas Folsas Novas, um local pitoresco e emblemático da região que oferece um pequeno passadiço de madeira que leva a um miradouro com vista para o Canal do Rio Boco.

Este cais é simbolicamente importante para a celebração do Festival, uma vez que, desde 1984, é realizada neste local a representação autêntica do desembarque do moliço da Ria, como parte integrante do Festival do Moliceiro.

Participam o Grupo Folclórico de Santo António de Vagos; Rancho Folclórico Cultural do Covão do Coelho- Minde, Alcalena; Rancho Folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura- Gondomar; Rancho Folclórico Os Azuraras de Quintela- Mangualde e o Rancho Folclórico e cultural Nossa Senhora de Monte Pedroso- Vila Nova de Gaia.