Quarteto de Saxofones de Amesterdão dá as boas vindas ao Verão em concerto no teatro Aveirense.

2023-06-21 09:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Quarteto de Saxofones de Amesterdão dá as boas vindas ao Verão em concerto no teatro Aveirense.

É o regresso depois de um período de ausência dos palcos portugueses.

Em palco, além do Quarteto estarão o percussionista Helvio Mendes, a ensemble de saxofones Vento do Norte e o grupo de dança Hop Dance Studio.

Nota especial para Henk van Twillert, holandês de Amesterdão, residente há vários anos em Aveiro e que encontrou no bairro da Beira-Mar a sua “casa” e a sua “família” (com áudio)

O Quarteto de Saxofones de Amesterdão iniciou as suas visitas regulares a Portugal em 1991 por convite do Saxofonista e professor Fernando Valente.

Atualmente é constituído por Henk van Twillert (Saxofones Barítono e Baixo), Rob Hauser (Saxofone Alto), Hristo Goleminov (Saxofones Alto e Sopranino) e Guido de Flaviis (Saxofone Barítono).

Foi criado em 1979 por Henk van Twillert e Bart Kok, ambos estudantes no Conservatório de Amesterdão aos quais se juntaram Rob Hauser e Andre Hemmes.

Em 1993 Daphne Balvers entra no ASQ.

O Quarteto manteve-se até que surgiram novos desafios e escolhas e em 2019 Henk van Twillert e Rob Hauser deram as boas-vindas aos novos membros do Quarteto de Saxofones de Amesterdão: Hristo Goleminov e Menne Smallenbroek e em 2022 a Guido de Flaviis.

Neste regresso ao palco do teatro Aveirense, apresentam obras de Duke Ellington.

Este concerto é uma produção do Teatro Aveirense e da Câmara Municipal de Aveiro.

Maria João Azevedo conversou com o saxofonista sobre a sua vida na cidade dos canais (com áudio).