Nova 'criação' de João Paulo Santos estreia no Teatro Aveirense.

2021-11-09 17:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

João Paulo Santos, uma das maiores figuras do novo circo, regressa ao Teatro Aveirense no próximo dia 12 de novembro para estrear o seu novo espetáculo, “Une Partie de Soi”. Uma criação com a qual o artista regressa à fonte e mergulha ainda mais longe na transcrição de um movimento coreográfico potente e imaculado.

Sobre esta sua nova proposta, João Paulo Santos afirma: “Com os meus olhos fechados, observo-me, como se estivesse fora do meu corpo. Lá de cima, sinto-me a borbulhar por dentro”. Trata-se, por isso, de um espetáculo em que o artista traz ao de cima uma parte de si mesmo e conta a história de um corpo, do ponto de vista de quem o habita e de quem mantém com esse corpo uma relação plena de respeito e de elevados padrões. É uma travessia vertical, seguindo a linha do mastro chinês, que mostra o homem além do esforço. Contar por dentro, com o tempo ao pormenor, com uma profunda sinceridade feita de tensão, num movimento quase aquático. Trata-se de uma imersão neste estado único de presença de um corpo que entra em cena.

João Paulo Santos é um artista de novo circo especializado em mastro chinês, tendo estudado circo no Chapitô, em Lisboa, e nas escolas francesas ENACR e CNAC. Criou uma nova forma de praticar mastro chinês e foi rapidamente considerado um mestre pela forma peculiar de se expressar, misturando dança, acrobacia, vídeo e emoção. Em 2005 criou a sua própria companhia, a O Último Momento, com o músico francês Guillaume Dutrieux. As suas criações têm circulado pelo mundo inteiro e chamado a atenção pelo caráter inovador e capacidade técnica.

Os ingressos para este espetáculo têm um custo de 5€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou em ticketline.sapo.pt.