Ílhavo: Terapeuta da Fala escreve livro sobre temas da saúde infantil.

2021-11-10 09:39

Categoria: 

Concelho: 

Tânia de Matos assina o Livro "Cabeças no ar Pés na Escola".

Terapeuta da fala na Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos de Ílhavo a autora escreveu 7 histórias com ilustrações de Alexandra Gonçalves.

Os temas são sobre Hiperatividade com Défice de Atenção; Dislexia, disortografia e disgrafia; Perturbação dos Sons da Fala; Gaguez; Disfonia Infantil; Surdez e sobre a Perspetiva da mãe perante as dificuldades do seu filho.

“Todos eles são contadas sob o ponto de vista da criança e destinam-se ao público infantil, pais e também a profissionais de educação/saúde, no sentido de sensibilizar para as problemáticas de desenvolvimento e seu impacto na comunicação, fala, linguagem e questões psicossociais, fazendo com que todos possam vestir a pele da criança”.

A autora explica que se trata de um livro escrito de “forma leve” mas que transporta uma “mensagem forte e importante” para que as crianças “sejam ouvidas, compreendidas e ajudadas/apoiadas nas mais variadas vertentes”.

O prefácio é da autoria do Neuropediatra Luís Borges e parte dos lucros do livro revertem a favor da Associação Baby Signs® Portugal.

Tânia de Matos trabalha na Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos de Ílhavo, no agrupamento de escolas de Ílhavo, como Terapeuta da Fala.

É membro integrante de um projeto a nível Nacional, acompanhando bebés surdos (0-3 anos) e suas famílias, na fase pré e pós implante coclear.