Festival dos Canais em ano de regresso ao formato pré-pandemia.

2023-07-12 07:16

Categoria: 

Concelho: 

O Festival dos Canais inicia esta quarta-feira mais uma edição de programação cultural de rua.

Música, dança, teatro, circo contemporâneo e performance fazem parte do programa com artistas de nove nacionalidades em 52 espetáculos e 111 ações.

Festival com 12 estreias nacionais.

Com organização da Câmara Municipal de Aveiro, o Festival dos Canais regressa a Aveiro durante cinco dias seguidos, ao seu formato original.

Entre os destaques, o palco do Cais da Fonte Nova acolhe concertos de Camané, Ricardo Ribeiro e António Zambujo; D.A.M.A com Buba Espinho; Banda Sinfónica Portuguesa, o saxofonista Henk Van Twillert e a formação Vento do Norte numa atuação inspirada no pintor PietrMondriaan.

Nos concertos de final de tarde, junto à Fábrica Centro Ciência Viva, estarão Wolf Manhattan, Da Chick, S. Pedro e The Lemon Lovers.

Noutros campos artísticos, destaque para a Cie. Bivouac com o espetáculo “Lemniscate”, uma performance em torno de uma “complexa e apelativa instalação artística”.

Também as criaturas misteriosas do espetáculo “Sylphes”, da companhia Aerial Strada, prometem dar nas vistas, com um grande espetáculo sobre a água.

Já “Black Victorians”, da encenadora Jeanefer Jean-Charles, propõe uma reflexão sobre algumas questões históricas, enquanto o Collectif Maison Courbe propõe uma fusão entre dança e circo que convoca a arquitetura, em “Obake”, num projeto criado no âmbito de uma parceria entre Aveiro, Malmo (Suécia) e Rouen (França), com o apoio do EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists.

Numa junção de fogo e percussão, a companhia Deabru Beltzak irá deambular pelas ruas numa impactante atuação, com a sua “Symfeuny”.

A Fanfarra dos Canais, criada pela Oficina de Música de Aveiro, será outro exemplo de deambulação musical pelas, desta feita numa deriva musical que junta músicos profissionais e amadores, num projeto de envolvimento da comunidade.

O Festival dos Canais voltará a contar com a Sala de eSTAR, com mobiliário doméstico adequado à sua designação, e a Funky Beach, uma praia em plena cidade, junto ao Museu de Santa Joana.

Uma novidade desta edição é a organização de um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convida chefs de renome a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha.

João Cura (Almeja), César Vitorino (Foco), Cristiano Barata (O Mercantel), Luís Gaspar (Sala de Corte), Pedro Braga (Mito) e Rafa Louzada (Gruta) são os chefs que irão dar a conhecer, entre 14 e 16 de julho, ao almoço e ao jantar, o que de melhor se cozinha na Região de Aveiro e no Centro de Portugal.

A iniciativa, no parque Infante D. Pedro, inclui concertos de You Can’t Win Charlie Brown, Ditch Days, Best Youth, Cassete Pirata, Tiago Nacarato e Budda Power Blues.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, assinala a abertura do Festival com visita às instalações da edição 2023 do Festival dos Canais, que acontece esta quarta-feira, dia 12 de julho, pelas 17h00, no Jardim do Museu de Aveiro/Santa Joana, junto à instalação “Funky Beach".

 

 

Agenda do dia

Jardim das Brincadeiras | Casa dos Seres da Terra | Maria Matina

Horário: 10 às 13h/ 15h às 18h

Local: Parque Infante Dom Pedro - Parque da Cidade de Aveiro, Rua de Luís Cipriano, Aveiro

No Atelier Livre, as famílias são convidadas a apanhar recursos naturais, como folhas, galhos, flores, pedras, sementes, para criar papel reciclado, giz, arte, móbiles e fantasia. Um espaço de encontro e criação constante, para explorar a criatividade usando elementos da natureza. A artista Pilar Domingo traz todo seu conhecimento para ajudar a transformar as ideias em realidade

 

Jardim das Brincadeiras | Monster Colours | Tombs Creatius

Horário: Das 10h00 às 12h00 e 14h30 às 18h30

Local: Parque Infante Dom Pedro - Parque da Cidade de Aveiro, Rua de Luís Cipriano, Aveiro

A arte aliada ao artesanato abre as portas a um mundo imaginário para brincar e sonhar. A circulação alimenta a imaginação e dá lugar a novos jogos e linguagens. E quando a porta se abre aos universos oníricos e ao talento artístico do ilustrador Carles Porta, surge uma coleção que é muito mais do que apenas jogos de madeira: os objetos são esculturas capazes de expressar e sua arte, aliada ao artesanato, e abrem as portas a um mundo imaginário para brincar e sonhar.

 

Funky Beach

Horário: Das 15h00 às 20h00

Atuações:

17h00 – 20h00, Lucky DJ (Lusophonica)

Local: Parque de Santa Joana, Aveiro

“Passar uma tarde em Itapuã” sem sair de Aveiro. É esta a proposta para as ensolaradas tardes em que o jardim do Museu de Aveiro / Santa Joana se trasveste de fervilhante praia tropical, e onde os mais frescos cocktails matam a sede aos ritmos quentes das bandas e DJs mais exóticos. Pura tropicália sobre a areia, no coração da cidade: é mesmo a sua praia.

 

Sala de eSTAR

Horário: Das 15h00 às 00h00

Atuações:

15h00 – 18h00, Bruma DJ (YeYe)

22h00 – 00h00, Totally Absurd DJ (VIC NIC)

Local: Praça da República, Aveiro

Ponto de encontro por excelência, convida habitantes e visitantes a usufruir de uma das mais notáveis praças de Aveiro como se da sua sala de estar se tratasse. Ao som de uma eclética seleção de DJs, as tardes são de pura descontração e as noites convidam à dança, sendo ainda palco para alguns dos concertos eletrónicos mais vibrantes do festival.

 

Desanuda | Maitane Sarralde

Horário: 18:00

Local: Igreja da Misericórdia de Aveiro, Rua de Coimbra, Aveiro

Um espetáculo de dança contemporânea suspensa que aborda os conceitos de nó e de entrega ao vazio nu. Em interação com uma estrutura flutuante e respetivos elementos pendulares, esta peça interdisciplinar investiga o corpo sem peso, as múltiplas corporalidades diante do entrelaçamento de um nó e a instabilidade que ele provoca.

 

Fanfarra dos Canais

Horário: 18:30

Local: Largo da Praça do Peixe, Aveiro

A Fanfarra dos Canais, um dos ícones do festival, volta a deambular de forma inesperada pelo centro da cidade, com muita música e animação. O ponto de partida é na Praça do Peixe e o destino é sempre incerto. No domingo, há um concerto especial. Sendo este um projeto de comunidade, toda a gente poderá fazer parte do coletivo. As inscrições estão abertas aqui: bit.ly/Fanfarradoscanais_call

Esta iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Festival dos Canais à Oficina de Música de Aveiro e faz parte do evento desde a sua primeira edição.

 

Derivas Canais | CiRcoLando – Central Elétrica

Horário: 18:30

Local: Teatro Aveirense, Rua Belém do Pará, Aveiro

Pensado de forma alargada no tempo, “Derivas Canais” envolverá várias etapas, com a estreia a decorrer em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura. Este ano, o Festival dos Canais será o lugar de uma primeira residência de pesquisa e aproximação ao território.

Será, para tal, promovida uma recolha de objetos, histórias e testemunhos, de quarta-feira a sábado, no Salão Nobre do Teatro Aveirense. Procura-se a doação ou a partilha de histórias ligadas aos ofícios e às vivências, lembranças de família que atravessam gerações, fotografias, objetos, cantos, músicas, receitas, poemas, contos, ficções.

No sábado, realiza-se nos Claustros da Misericórdia uma mesa-redonda que irá reunir diferentes discursos e perspetivas sobre a Ria, a sua história, os seus desafios presentes e visões de futuro.

Este é um repto lançado pelo Festival dos Canais à Circolando, num trabalho em torno da identidade e da memória de Aveiro.

 

Obake | Oficina de criação no espaço público

Horário: 18:30

Local: Teatro Aveirense, Rua Belém do Pará, Aveiro

Como pode um cenário, natural ou urbano, inspirar a nossa criatividade?

Adaptando técnicas artísticas e acrobáticas in situ, veremos como alterar as perceções de um lugar e do seu mobiliário urbano, desviando-o dos seus usos habituais. Vamos pesquisar a forma como, através do movimento, podemos mostrar um lugar de forma diferente, transformar a cidade através do corpo, ganhar novas perspetivas e, sobretudo, abrir novos horizontes.

Música ao Pôr do Sol | The Lemon Lovers

Horário: 19:30

Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Rua dos Santos Mártires, Aveiro

Música ao Pôr do Sol é um palco para o final da tarde com projetos de todas as latitudes musicais. Os primeiros a pisar este palco são os The Lemon Lovers, que apresentam ‘pretend that i care’, um álbum que viaja ao futuro e que foi feito na ótica de alguém que sofre por antecipação e escreve sobre problemas antes de eles existirem, esperando com isso encontrar uma espécie de expiação.

 

Objetoteca Popular Itinerante | Teatro de Ferro

Horário: 21:00

Local: Largo do Mercado, Aveiro

Um dispositivo que evoca o universo dos vendedores ambulantes e do teatro de feira, tendo uma carrinha branca como centro desta instalação. O lugar que se constrói está algures entre a memória do pequeno circo familiar e o talk show, entre o comício construtivista e o espetáculo de variedades. E a variedade é mesmo uma das marcas da Objectoteca: há uma pluralidade de temas e discursos que pode chegar a ser desconcertante, mas acreditem – isto anda tudo ligado.

 

Mondriaan / Banda Sinfónica Portuguesa + Henk Van Twillert & Vento do Norte

Horário: 22:00

Local: Cais da Fonte Nova, Aveiro

O pintor Pieter Mondriaan foi a personificação do espírito do viajante: Amersfoort, Amsterdam, Paris, Nova Iorque. Agora em Aveiro, juntamente com a Banda Sinfónica Portuguesa e o Vento do Norte, Henk van Twillert segue essa viagem e leva o público numa aventura de som, luz e movimento. Mondriaan era um entusiasta do tango e a música de Johann Sebastian Bach formou a sua juventude. Por último, mas não menos importante, o seu traço pioneiro deu forma ao inacabado quadro Victory Boogie Woogie. Postumamente, deixamos Mondriaan viajar com a melancolia do Fado em Vermelho, Amarelo e Azul.

 

The Visitors

Horário: 23:00

Local: Cais da Fonte Nova, Aveiro

O mundo já foi um lugar muito pequeno onde as pessoas só conheciam os seus vizinhos mais próximos e se demoravam horas, às vezes dias, para chegar à cidade mais próxima. Hoje, conhecemos todos os continentes e sabemos que vivemos juntos no terceiro planeta do sistema solar. Voamos para as estrelas, observamos galáxias distantes, mas será que realmente conhecemos todos os habitantes do nosso planeta e os tratamos com respeito? Pare por um momento e seja transportado para as profundezas do oceano profundo, onde as baleias cantam. Uma instalação teatral única que liga o mundo do teatro e das artes visuais com a tecnologia moderna.