Estarreja: Cineteatro apresenta programação para o trimestre.

2018-03-23 10:19

Categoria: 

Concelho: 

O cineteatro de Estarreja já apresentou a programação para o próximo trimestre. Da nova MPB, ao soul e ao jazz, com Mallu Magalhães, HMB, Big Band Estarrejazz e João Mortágua, passando pela música filarmónica com o FIMFAB.

Na música, a iniciar o mês de Abril, o 2º Festival Internacional de Música Filarmónica Francisco Bingre (FIMFAB) (7 e 8 abril); grandes nomes como a brasileira Mallu Magalhães ( 30 maio) que apresenta ao vivo o seu novo disco “VEM”; a Big Band Estarrejazz que convida o estarrejense, e seu membro, João Mortágua para comemorar o Dia Internacional do Jazz ( 29 abril), ou os HMB, a banda mais soul da música portuguesa, que sobe ao palco para encerrar mais um Ciclo de Concertos Íntimos (19 maio).

Em julho não podia faltar mais uma edição do “Festim” – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, com La Yegros, a música argentina (13 julho), e o angolano Waldemar Bastos, um dos mais consagrados artistas lusófonos, (20 julho). Os mais pequenos e família, têm um concerto com os Gira Sol Azul que apresentam “Pequenos Piratas” (20 de maio).

O Teatro Nacional D. Maria II, diz presente, com “Sweet Home Europa: De onde vimos e para onde estamos a ir?”; quando o abismo da relação entre dois seres humanos é a fronteira entre os países, numa visão caustica do sonho Europeu, a partir de um texto de Davide Carnavali (21 abril).

Joaquim Monchique, a comemorar 30 anos de carreira, que sobe ao palco com “Mais Respeito que Sou Tua Mãe” (12 maio), são sugestões abrangentes aos diversos públicos desta Arte maior.

Na dança, SOMBRA, com Aldara Bizarro (14 abril), criado para jovens e público em geral, que fala da sombra enquanto luz, ou a ausência dela. De salientar que do elenco faz parte um nome incontornável da dança, na vertente do sapateado: Michel.

Este espetáculo é antecedido de um Workshop sobre “A Dança e a Sombra” (13 abril), inserido na programação do LAC, Laboratório de Aprendizagem Criativa.

O Stand Up chega com “Commedia a la Carte” (24 abril), que estreia o novo espetáculo “Os Melhores do Mundo”, com César Mourão e Carlos M. Cunha que se fazem acompanhar do argentino Gustavo Miranda.

A Magia acontece com “Ponto de Fuga” (6 de julho), a mais recente criação de Hélder Guimarães, campeão mundial desta Arte de fascinação, distinguido por duas vezes como ‘Mágico Parlour’ do Ano pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood e vencedor do Prémio Ascanio.

A Programação Cultural em Rede da Região de Aveiro faz-se notar no Ano Europeu do Património Cultural.

A abrir, “4 Mãos: Os Esteiros na Ponta da Caneta” (4 maio), um concerto para piano e caneta digital que promove a redescoberta das memórias do património do território de Estarreja. Segue-se Celina da Piedade, que convida os A Par d’Ilhós, Grupo de Musica Popular Portuguesa, para seus parceiros, numa viagem pelas memórias da música de raiz portuguesa (5 maio).

O fim-de-semana encerra com “Plaina” pela Cia Umpor1, um espetáculo de circo contemporâneo que retrata o quotidiano de uma sociedade ribeirinha, numa clara alusão aos esteiros concelhios (6 maio).

Em junho, com mais um aniversário do Cine -Teatro, o 13º desde a sua reabertura, o destaque vai para “O Coro dos Maus Alunos” de Tiago Rodrigues com o Teatro do Desassossego (16 junho), Companhia de Teatro jovem do município, e com Simone de Oliveira a 22 julho.