Coproduções do Teatro Aveirense galardoadas.

2019-04-01 11:32

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense viu, na última quarta-feira, duas das suas coproduções serem galardoadas com os Prémios da Sociedade Portuguesa de Autores, na Gala que se realizou em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.

“Margem”, de Victor Hugo Pontes, foi distinguido com o prémio de melhor coreografia, e Miguel Loureiro foi distinguido com o prémio de melhor ator na peça “Timão de Atenas”. Estes prémios reforçam a aposta do TA em criações performativas contemporâneas.

A autarquia considera que estas distinções demonstram que Aveiro “tem vindo a assumir-se espaço de referência e de excelência ao nível da sua programação cultural e da aposta no apoio à criação artística”.

Entretanto está na calha mais um estágio de dança. De 8 a 13 de abril está de regresso ao Teatro Aveirense a 24ª edição que mantém a aposta na curadoria com Victor Hugo Pontes, recém-galardoado com o prémio de melhor coreografia de dança, anunciado na passada quarta-feira pela Sociedade Portuguesa de Autores.

A “Open Call” deste ano (projetos em que o Estágio de Dança apoia a criação de coreógrafos locais e nacionais) selecionou dois projetos coreográficos que contaram com o apoio à criação do Estágio de Dança de Aveiro.

O projeto “Cota-Parte”, dos coreógrafos de aveirenses Claudinei Garcia, Rita G. Pinheiro e Susana Pereira e, a nível nacional, o projeto de Rita Vilhena “#Vibra#Dor#”.

No que respeita a atividades paralelas, o Estágio de Dança contará com um momento de partilha entre os formadores, os participantes e o público.

A partir da projeção de fotografias pessoais, os formadores falarão sobre o seu percurso artístico, a sua própria formação, os seus desafios. A esta breve apresentação segue-se uma conversa informal entre todos os participantes.

Outro dos destaques da presente edição é a abertura do Estágio de Dança de Aveiro a pessoas que não têm qualquer tipo de experiência em dança, mas que têm curiosidade em experimentar com a proposta de “Iniciação à Dança contemporânea para adultos”.