Confraria dos Ovos Moles assinala quinto aniversário do Monumento aos Ovos Moles.

2021-09-30 20:26

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, assinala a comemoração do quinto aniversário do Monumento aos Ovos Moles de Aveiro.

O monumento, edificado no jardim do Cais da Fonte Nova,foi inaugurado no dia 1 de outubro de 2016.

Da autoria do escultor Albano Martins, foi patrocinado por várias empresas da região e pela autarquia.

Este foi o primeiro monumento em Portugal a apresentar um QR code, o qual remete para um breve vídeo relacionado com a sua produção.

O dia da inauguração ficou marcado por um concerto de José Cid, realizado no auditório da Jerónimo Pereira Campos. Teve ainda a presença da Banda de Gaitas de São Bernardo e do Grupo de Cantares Xailes de Aveiro.

Com vista a perpetuar este grande marco da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, foi então desenvolvida uma peça em biscuit, numa edição limitada, através de uma parceria entre a Confraria, o escultor Albano Martins e a empresa Vista Alegre, também ela Confreira de Honra.

Foi ainda lançado um livro, tipo catálogo, com fotos de Diogo Moreira e introdução do escritor Válter Hugo Mãe, com o título “Sagrados Corações de Aveiro”.

O escritor elogiava essa peça criativa.

“A obra de Albano Martins é a tradução dessa quase imaterial condição do doce. O que também faz com que ele seja cultura mais do que simplesmente hábito de gula. As formas tradicionais são denunciadas na imensidão da brancura, como efetivamente seres dotados de coração que emergissem da proteção afetiva, imensa e etérea da alma. Agigantados doces, eles transformam-se na rua em altar e ficam, ao seu jeito, sacralizados no sentido mais bonito do termo.”