Campus Jazz 2023 encerra com Mário Delgado e anúncio do vencedor do concurso.

2023-06-13 09:42

Categoria: 

Concelho: 

O Campus Jazz, Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA), onde se insere o Concurso Internacional de Jazz encerra com o concerto do projeto “Filactera” liderado pelo guitarrista Mário Delgado. Também no dia 16 de junho se anuncia o vencedor do Concurso Internacional de ensembles. 

As apresentações finais desta competição ocorrem dias antes, a 14 de junho. Duarte Ventura Quinteto, Rute, André Pizarro Pepe e Pedro Molina Quartet são os ensembles que sobem a palco. O tira-teimas decorre no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (Complexo das Ciências da Comunicação e Imagem, CCCI), com início às 16h30 na sessão da tarde e às 21:30 na segunda sessão. As apresentações são também transmitidas em direto no canal YouTube da UA.

O Concurso Internacional de Jazz da UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama do jazz em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres nacionais e internacionais. Destina-se a ensembles de jazz que não tenham qualquer trabalho discográfico editado. Este ano, o júri é constituído por Ana Paula Sousa, Abe Rábade, Joana Espadinha, João Mortágua e Jorge Castro Ribeiro. 

O premiado com Melhor Ensemble recebe um valor de 1500 euros e a oportunidade de integrar um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz. A UA tem-se ainda associado a outros festivais que integram nas suas programações o ensemble vencedor, como é o caso do Guimarães Jazz, 'Que Jazz é este?' , Festival de Jazz de Viseu e Estarrejazz, Festival de Jazz de Estarreja.

Quanto à apresentação de “Filactera”, esta expõe um trabalho de Mário Delgado que convoca a memória e o universo da banda desenhada. O álbum do artista foi o seu único de originais, assinado em nome próprio.

Para além de grandes elogios pela crítica especializada, “Filactera” foi considerado um dos melhores discos do ano pelo Expresso e pela Blitz, continuando a ser, para muitos críticos de Jazz português, um dos melhores discos de sempre.