Banda aveirense Maria Café lança o primeiro single “Entardecer”.

2023-11-09 13:24

Categoria: 

Concelho: 

A banda aveirense Maria Café lança o primeiro single “Entardecer”.

É já esta sexta, dia 11 de novembro, quando o relógio assinalar as 11:11.

Este é o primeiro avanço da banda de Aveiro, composta por André Morais (piano), João Areias (baixo), João Carvalho (percussão), Ricardo Neto (voz e guitarra acústica) e Tomás Lacerda (guitarra elétrica).

“Entardecer”, canção pop descomprometida e luminosa sobre o final de um amor que abre a porta para o futuro (os Maria Café cantam “acabou, tenho muito pra viver”), foi a primeira música que criaram em conjunto.

O single conta com a gravação, mistura, produção e masterização de Rúben Teixeira (Perpétua), da Wakai Studios.

Com a primeira música, surge também o primeiro videoclipe, em que a banda surge em vários pontos da região: Pateira de Espinhel, Óis da Ribeira, Praça do Peixe de Aveiro, Vista Alegre e praia da Costa Nova.

Realizado por Ricardo Neto, a captação de imagem é de Pedro Santos e conta com a assistência na produção de Pedro Simões.

Apesar dos seus membros se terem reunido e afirmado enquanto banda no dia 31 de outubro de 2021, há cerca de dois anos, a banda atuou pela primeira vez em junho de 2022, no Festival CRUA, em Aveiro.

Maria Café é o nome surgido da reunião da banda em torno de uma garrafa de hidromel, a partir do nome que a avó de um dos membros, natural de Amiais-de-Baixo, em Santarém, dá às plantas conhecidas como “azedas”.

A música da banda tem a influência de nomes como Tiago Bettencourt, Os Quatro e Meia e Os Azeitonas.

Em outubro de 2023, venceram o Prémio Carlos Paião, no 22º Festival Canção Vida organizado pelo Grupo de Jovens “A Tulha”, em Ílhavo.

Atuaram nas lojas Fnac de Aveiro, Leiria e Viseu e alguns festivais portugueses, como o Agit’Águeda, o Festival de Bacalhau ou a Feira de S.Mateus.

O single “Entardecer” fica disponível, com videoclip incluído, a partir do dia 11 de novembro nas plataformas habituais.