09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - XLII

6, Agosto 2020

África…Terra Nova", hoje o professor António Batel Anjo fala de números que metem medo.

Os números que nos metem medo!

Morreram 10.390 pessoas em Portugal em Julho, o valor mais alto dos últimos 12 anos e mais 26% do que em julho de 2019. Segundo o Público, esta terça-feira, a partir dos dados que existem no sistema nacional de Vigilância da Mortalidade (eVM) – dados que, se forem cruzados com as 159 mortes com Covid-19 em Julho, permitem constatar que só 1,5% das mortes terão tido como causa directa o novo coronavírus.

O aumento da mortalidade em Julho é justificado pelas autoridades com alguns dias de “calor extremo” que se verificaram no mês passado. Obviamente, parece-me que se deve acrescentar mais duas causas:

• o sistema nacional de saúde não respondeu a outras doenças;

• as pessoas não procuraram os hospitais e os centros de saúde.

Seria importante tentar perceber o que está a acontecer quanto à mortalidade em países em desenvolvimento, como Moçambique, onde os sistemas de saúde são mais frágeis, onde existem mais doenças e onde as pessoas estão mais vulneráveis. 

Infelizmente não temos dados em tempo útil. A falta de dados é sempre o calcanhar de Aquiles para poder criar políticas, planear e atacar problemas aqui em Moçambique. Neste caso seria importante para poder perceber qual o real impacto da Covid19 em Moçambique.

Moçambique é o terceiro país do mundo mais afectado pela malária, concentrando 5% de todos os casos registados. O país é ainda o oitavo do mundo onde a doença mais mata.

O número de casos de malária diagnosticados, em 2018, foi de 7,1 milhões e 740 mortes, contra 9,98 milhões em 2017 e 851 mortes. As províncias de Cabo Delgado e Nampula, no Norte, e Zambézia, no centro, foram as mais afetadas pela doença. 

Nos primeiros três meses deste ano, morreram pouco mais de 200 pessoas vítimas da malária, contra mais de 250 óbitos em igual período do ano passado.

Espero que estes números da malária não sejam agravados pelo facto de as pessoas deixarem de ir ao Hospital quando têm os primeiros sintomas.

........................................................................ 

Música

Sbahle é uma cantora de Durban, KwaZulu Natal.

https://www.youtube.com/watch?v=tf1kYlhoXXE

Podcasts:

22, Abril 2024

Mais uma pequena tertúlia sobre o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, realizada no dia 16 de abril com a Psicóloga Cláudia Faceira, da equipa técnica da Cáritas Diocesana de Aveiro na resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens...

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.