Teatro Ribalta apresenta “Espírito de Natal” na abertura da Mostra de Teatro de Ílhavo.

2017-03-29 07:50

Categoria: 

Concelho: 

Arranca esta sexta a Mostra de Teatro 2017 em Ílhavo. Iniciativa da Câmara de Ílhavo, a edição deste ano começa com a peça “Espírito de Natal”, pelo Grupo de Teatro Ribalta (na foto), no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre.

Num total de quatro espetáculos que homenageiam o teatro amador e incentivando, em especial, os grupos existentes no Município de Ílhavo, este ciclo aposta na produção local.

O Grupo Recreativo Amigos de Légua apresenta, no sábado, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, “A Pachacha”. A história acontece na pensão da Dona Elvira, onde trabalham a criada Laura e o mordomo Ambrósio e estão hospedadas, em permanência, a solteirona Piedade e a sua cadela, Pachacha.

Quando a trama é fatal para a cadela, a dona é aconselhada, por Laura, a colocar o cadáver do animal numa saca com destino a um terreno qualquer. Seguem-se várias peripécias e um casal de traficantes pelo meio.

No domingo, dia 2 de abril, às 16h00, tempo para a peça “E Agora?” que tem como protagonista o elenco da Maior Idade, no âmbito do Projeto TeatralIdades.

Esta peça é uma reflexão sobre a forma rápida como o tempo passa. Nesta nova fase da vida, em que o medo, a ausência de perspetiva e as memórias do passado estão tão presentes no dia a dia, surge uma questão que fará toda a diferença: “E Agora?”. A fórmula? Viver o presente faz toda a diferença na construção de uma realidade feliz.

No dia 7 de abril, pelas 21h30, será a vez de o Grupo Mar Alegre levar ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo a peça “O Avarento”. É a história de um velho avarento e solitário que transporta, dentro de uma mala, o peso de toda a sua vida: passado, presente e futuro. A sua maior paixão é o dinheiro e é este que o impede de o ver para além de si próprio.

Para além do Teatro Local, o programa integra ainda três espetáculos de acolhimento com a Companhia Caótica e o Teatro do Montemuro, nos dias 7 e 8 de abril, no Laboratório das Artes e na Casa da Cultura de Ílhavo, bem como as oficinas “Movimento para Teatro”, “Sonoplastia e Banda Sonora para Espetáculos” (8 de abril) e “Técnicas Teatrais” e “Expressão Dramática” (9 de abril), todos no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre.

Foto: O Ilhavense