Teatro Praga apresenta espetáculo "trabalhado" em residência artística em Ílhavo.

2017-02-10 10:45

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Praga apresenta, em antestreia, o espetáculo “Despertar da Primavera”. Trata-se de um projeto trabalhado em residência artística em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré com encenação de Pedro Zegre Penim e André Teodósio.

A apresentação, em espetáculo gratuito, está marcada para as 21h30 na Casa da Cultura de Ílhavo. É o resultado da residência artística de uma semana no Município que está a desenvolver a aposta neste tipo de produção com a adaptação do CC da Gafanha, atual Fábrica das Ideias, ao conceito de espaço de criação.

Despertar da primavera, uma tragédia de juventude é uma peça escrita em 1891 por Frank Wedekind sobre um grupo de adolescentes em conflito com uma sociedade conservadora e moralista.

O texto de Wedekind termina com uma conversa entre dois vivos e um morto num cemitério, junto à campa de Wendla Bergmann, rapariga de 13 anos que faleceu vítima de um aborto a que foi forçada pela mãe. A crueldade e o amor entre pares, a intolerância geracional e o suicídio são alguns dos motivos queridos pela tradição interpretativa deste texto.

A convite do Centro Cultural de Belém, o Teatro Praga regressa a um clássico da literatura dramática para inscrever, num texto e teatro canónico, o lugar dos que não estão incluídos no sistema representativo.