Rádio Faneca com "palcos" instalados.

2017-05-30 21:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A poucos dias de começar a quinta edição do Festival Rádio Faneca, de 2 a 4 de junho, já se sente o alvoroço habitual dos últimos preparativos, no Jardim Henriqueta Maia e nas ruas e becos do Centro Histórico de Ílhavo.

Os artistas começam chegar e a ultimar as suas performances mas o papel “principal” é dado à  comunidade que se envolve como “co-produtora”.

A “Orquestra da Bida Airada” já iniciou ensaios há cerca de um mês, desta feita com o Farol da Barra a nortear a criação das novas canções.

O grupo Onda Amarela e os seus músicos, “recrutados” na comunidade, têm estado a construir mais um espetáculo, único, que apresentarão às 17h00 do próximo domingo.

O Farol da Barra serviu também de inspiração às “Histórias nos Becos”, que a Amarelo Silvestre tem estado a alinhavar e que poderão ser seguidas nos três dias do Festival.

Além da música, a comunidade dá o seu cunho também na área da dança. “A  Viagem”, da coreógrafa Filipa Francisco, conta com a participação do Grupo Folclórico “O Arrais” na apresentação de um espetáculo de dança tradicional, com laivos de contemporânea.

Nas casas do Centro Histórico de Ílhavo, prepara-se a ementa para o jantar “Casa Aberta”, ao mesmo tempo que se acabam de escrever as “Cartas ao Futuro”, que, por intermédio da artista Maria Gil, serão partilhadas em diversos formatos no sábado, durante o dito jantar.

Na Garagem da Drogaria Vizinhos começa-se a erguer a exposição “Becos de Pés”. Desta vez, os fotógrafos Alexandre Almeida, Augusto Brázio e Nelson D’Aires debruçaram-se no desafio de fotografar o maior número de pessoas possível, como memória daquilo que foi Ílhavo em 2017.

Às fotografias de passe, os fotógrafos deram um “disparo” artístico para chegar à exposição que será inaugurada na sexta-feira, às 18:00.

Em palcos mais ou menos inusitados, não faltarão concertos um pouco por toda a parte. Tranglomango, os ilhavenses Edevez e DJ Roger, Valter Lobo, The Oafs, Mû Mbana, Palankalama, Memória de Peixe, Samuel Úria, Colorau Som Sistema e S. Pedro atuarão no Jardim Henriqueta Maia, nos becos do Centro Histórico de Ílhavo e no Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo.

A novidade é uma radionovela. O grupo Maior Idade tem estado a ensaiar a radionovela “Becos de Amor”, com o apoio de Fernando Giestas e Jonathan Margarido – para ouvir em 103.9 FM e também para ver no estúdio da Rádio Faneca, no Jardim Henriqueta Maia.

Durante três dias, 103.9 será a frequência a sintonizar. Mas o melhor mesmo é ver, ao vivo, Ílhavo a Transmitir Alegria.