Museu de Ovar acolhe exposição de fotografia.

2017-03-13 11:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu de Ovar mostra obras fotográficas dos cinco continentes. A inauguração da Exposição Internacional de Fotografia decorreu, este fim de semana, no Museu de Ovar, tendo reunido um total de 30 fotografias que vão enriquecer o espólio desta Instituição cultural.

Rui Pires, em nome da equipa de curadoria, revela que esta primeira Exposição Internacional de Fotografia do Museu de Ovar resulta do convite feito a fotógrafos dos 5 continentes.

“Os critérios de seleção “procuraram criar uma diversidade de motivos fotográficos que abrangem o foto jornalismo, a fotografia documental, o retrato, o nú fotográfico, a arte digital e também a vertente mais artística da fotografia”.

Segundo Rui Pires, que foi destacando alguns trabalhos do conjunto de obras ali reunidas, “os fotógrafos selecionados, todos eles com um portfólio coerente e muito completo resultado de muitos anos de trabalho sobre determinado tema, são na maioria artistas consagrados internacionalmente e com nomes bastante conhecidos. As próprias obras já foram publicadas em vários jornais e revistas, como a National Geographic, a Voge, a Time, o New York Times e muitas representam factos da história contemporânea”.

Manuel Cleto, diretor do Museu, anunciou a criação do “Núcleo de Fotografia Ricardo Ribeiro”, dirigido pelo fotógrafo Jorge Bacelar, que passará a instituir a “Bienal de Fotografia Rui Palha”.

Na altura e em homenagem ao pioneiro na fotografia na região, foi entregue um Diploma à fotógrafa e neta de Ricardo Ribeiro (1866 – 1938), Matilde Ribeiro Lisboa.