A companhia inglesa Walk the Plank apresenta esta sexta o projeto desenvolvido com participantes dos 11 municípios da CIRA, numa celebração simbólica da ria.
Este projeto, um dos principais do Ria de Aveiro Weekend, apresenta-se esta sexta-feira, às 21h30, na praia da Torreira, com uma performance noturna, que conjuga um cenário aquático com apontamentos de luzes e técnicas de fogo.
A utilização do fogo é, de resto, uma das competências do trabalho desta companhia de Manchester, que promoveu várias oficinas de trabalho específicas orientadas por artistas plásticos, cenógrafos, coreógrafos e outros profissionais das artes do espetáculo.
Este projeto com os Walk the Plank resulta de um desafio lançado pela CIRA para celebrar artisticamente a proximidade de todo o território ao universo aquático e paisagístico da Ria de Aveiro.
O resultado poderá ser apreciado na Murtosa, esta sexta-feira à noite, e no sábado, às 19 horas, no Cais da Finte Nova, em Aveiro.
Além de performances artísticas e música, o programa de sábado e domingo também integra iniciativas de caráter pedagógico, nomeadamente a exibição de documentários oficiais da RTP Memória sobre a apanha do moliço na Região de Aveiro.
Durante o fim de semana há ainda mostras gastronómicas na Murtosa, em Ílhavo, Aveiro e Vagos, com visitas guiadas a locais de produção, provas, degustações e workshops com prestigiados chefes nacionais.
A Região de Aveiro está em festa este fim de semana com o Ria de Aveiro Weekend, iniciativa que, entre sexta-feira e domingo, convida a desfrutar de um programa de eventos repleto de gastronomia, festas, música, artes, património e tradição.
A regata de moliceiros é o ponto alto do evento.