Ílhavo: Exposição “Mar Nosso - Fotografia de Artur Pastor” assinala celebração do Dia dos Museus.

2017-05-16 10:25

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio, com um conjunto de atividades culturais que coloca em destaque uma exposição de fotografia.

O principal destaque da comemoração está marcado para sábado, dia 20 de Maio, às 17h30, com a abertura da exposição “Mar Nosso - Fotografia de Artur Pastor”. Trata-se de uma exposição construída em cooperação com o Arquivo Municipal de Lisboa e Artur Pastor (filho) que reúne numa só narrativa histórias de homens e mulheres do mar.

Artur Pastor (1922-1999) é considerado um dos grandes fotógrafos do século XX. Estas 74 fotografias, muitas delas nunca exibidas, promovem o encantamento pelo mar e permitem conhecer as comunidades marítimas portuguesas num tempo mítico.

A estreia de um projeto de teatro comunitário, um workshop de escrita criativa marítima e a abertura das reservas do Museu a visitas regulares fazem parte do programa.

Na quinta-feira, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André têm entrada gratuita das 10 às 18 horas. O primeiro dia marca, também, a abertura da Sala das Conchas renovada e ampliada.

Também no dia 18 assinala-se o início das visitas às reservas do Museu, uma iniciativa de valorização das coleções que permite celebrar os 80 anos de vida do museu e que reflete a sua relação com a comunidade.

A fechar o primeiro dia, a estreia do projeto de comunidade “Mar”, de Miguel Torga, coordenado por Alexandre Sampaio. Num trabalho com a comunidade, que envolve atores amadores, músicos e bailarinos, o encenador trabalhou a obra de 1941, que evoca uma aldeia piscatória e a pesca de bacalhau.

A peça, que contou com meses de preparação conjunta, será exibida de quinta-feira a sábado, a partir das 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Sábado é dia de escrita criativa marítima e conservação museológica. A escritora e jornalista Filipa Melo orienta um workshop de escrita criativa marítima em que desafia as pessoas a reler alguns textos, dos autores clássicos aos contemporâneos, e a criar outros sobre temas marítimos. A oficina de escrita é destinada ao público adulto e limitada a 15 participantes.

Também ao longo dia de sábado, mas para todas as faixas etárias, lança-se o desafio “Conservador por um dia”. Dos 8 aos 80, será possível acompanhar de conservação do Museu e conhecer a área das reservas.