Filmes das nossas terças apresenta "Amor e dedinhos do pé".

2017-05-01 20:54

Categoria: 

Concelho: 

Cinema no Aveirense com o filme “Amor e dedinhos do pé” de Luís Filipe Rocha.

Esta sessão surge no âmbito de um ciclo de cinema de temática chinesa que integra o programa de celebração do 2º aniversário do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.

 “Amor e Dedinhos de Pé” foi rodado em Macau em 1992. Filme que em 1900 percorre os fabulosos salões da Cidade Cristã, mas também as sórdidas vielas do Bairro Chinês. É uma adaptação do romance homónimo do escritor macaense Henrique de Senna Fernandes.

O filme marcou o regresso ao cinema do realizador português, após um período de inatividade que coincidiu com uma passagem de seis anos por Macau.

O filme conta a história Francisco Frontaria, interpretado por Joaquim de Almeida, jovem de boas famílias que só quer saber de apostas, noitadas e farra. Pelo destino acabará ostracizado, doente e miserável. O reencontro com a introvertida Victorina Vidal, que se converteu em uma atraente e emancipada mulher será a sua regeneração.

O realizador Luís Filipe Rocha estará presente na sessão num momento de encontro e partilha com o público. Sendo um dos mais destacados cineastas do cinema português, iniciou a sua relação com o cinema no ano da revolução de 1974 e realizou os seus primeiros filmes em 1976.

Comemorando este ano 40 anos de carreira cinematográfica, os seus primeiros filmes foram “Barronhos Quem teve medo do poder popular?” (1976), um documentário que faz a reconstituição de um crime num bairro de lata, e a longa-metragem de ficção “A Fuga” (1976), baseada numa célebre fuga de presos políticos ocorridos no Forte de Peniche.

Nascido em Lisboa em 1947, licenciado em Direito (1971), é na Universidade de Lisboa que experimenta o teatro, tendo sido ator também no filme “O Recado” (1971) de José Fonseca e Costa.

Em 1980 realiza “Cerromaior” e em 1955 filma “Sinais de Fogo”. Em 1996 realizou “Adeus, Pai”, o seu maior êxito de bilheteira. Em 2000 segue-se “Camarate”, o seu filme de maior impacto junto do público. Em 2003, “A Passagem da Noite” e em 2006 “A Outra Margem”.

Esta sessão será assim sinónimo de dupla celebração, 2º aniversário do Instituto Confúcio e da carreira de 40 anos do realizador.

Ainda integrando o ciclo temático o público poderá assistir no dia 9 de Maio no Teatro Aveiro a LI TONG de Nian Liu, filme premiado no Festival de Avanca de 2009, que narra o percurso de uma menina até casa através das velhas e novas ruas de uma Pequim em mudança.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.