Filarmonia das Beiras na abertura da 19ª edição dos Festivais de Outono na Universidade de Aveiro.

2023-10-27 06:52

Categoria: 

Concelho: 

Arranca esta noite a 19ª edição dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.

Até ao dia 30 de novembro cumpre-se um programa descentralizado em várias salas da Região de Aveiro.

No concerto de abertura, esta noite, às 21h30, no auditório Renato Araújo, a Filarmonia das Beiras, apresenta obras de Mozart e Schubert numa atuação com as solistas Beatriz Cortesão (Harpa) e Mafalda Carvalho (flauta), sob a direção do maestro convidado Fernando Marinho.

A encerrar, a 30 de novembro, no Teatro Aveirense, às 21h30, atuará com Orquestra de Sopros do DeCA e o solista Francisco Lourenço (viola de arco) sob direção pelo maestro convidado Luís Carvalho.

Pedro Rodrigues, professor de guitarra clássica na UA, diretor artístico do evento, destaca, no texto a afirmação da UA na vida cultural da região.

“Momento de contemplação e reflexão sobre a presença da Universidade de Aveiro na vida cultural da região centro: contribuições passadas, presentes e futuras e contribuições que assumem múltiplos formatos: professores, intérpretes, compositores, agentes culturais e melómanos”.

Pedro Rodrigues lembra que o Departamento de Comunicação e Arte da UA, onde se leciona Música, Design e Novas Tecnologias, celebra oficialmente, em 2023, 30 anos de existência.

Há um novo modelo de concertos, Outonos em Família.

“Estes concertos foram criados com o objetivo de oferecer, a todos a possibilidade de assistir a concertos dos Festivais num horário propício às diversas faixas etárias” define Pedro Rodrigues.

O primeiro destes concertos está agendado para 28 de outubro, sábado, às 11h00, no auditório Renato Araújo, com interpretação do Sonum Trio e apresentação de Jorge Castro Ribeiro, professor do DeCA. O segundo, a 5 de novembro, domingo, também às 11h00 e no mesmo local, contará com o Coro do DeCA, e apresentação de Vasco Negreiros, professor da UA. A obra a interpretar será “Shakespeare Songs”.

A edição de 2023 será ainda marcada pela homenagem ao professor de Guitarra clássica, Paulo Vaz de Carvalho.

Neste evento, a 11 de novembro, no auditório do CCCI, edifício anexo ao DeCA, participam Heder Dias, André Madeira, António Justiça, BAGO, Paula Sobral + Rúben Sobral e André Cardoso + Sara Vidal.

O programa inclui, como habitualmente, atividades em Aveiro, Águeda, Ílhavo e Oliveira de Azeméis.

A primeira noite leva a palco figuras que se distinguem no mundo da música e com ligação direta à região.

A harpista Beatriz Cortesão (na foto) foi a vencedora do Prémio Jovens Músicos deste ano, organizado pela Rádio Antena 2, na categoria superior de Harpa.

Harpista portuguesa nascida em Coimbra, residente no concelho da Mealhada, Beatriz Cortesão tem vindo a realizar vários recitais em Portugal, Itália, Espanha, Rússia e Eslovénia.

A flautista Mafalda Carvalho iniciou os seus estudos musicais na escola de Música da União Filarmónica do Troviscal, ingressando posteriormente no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Dos prémios que recebeu destacam-se o primeiro lugar no Prémio Jovens Músicos de 2016 no nível superior e o Primeiro Prémio na II Edição do Concurso Internacional José Massarrão em 2019 no escalão superior.

Atualmente é aluna do Programa Doutoral em Música na UA.

O maestro Fernando Marinho é diretor artístico da Orquestra do Norte.

Desde 2009 que é professor do Conservatório de Música do Porto, onde desempenha as funções de maestro, e foi responsável pela reestruturação das Orquestras de Sopros, de Cordas e Sinfónica, e pela criação das Orquestras Juvenis e do Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Música do Porto.

Dirigiu diversas orquestras, entre as quais a Filarmonia das Beiras, vários cursos e estágios de orquestra, nomeadamente na UA/DeCA.