"Filarmonia das Beiras é uma orquestra de referência em Portugal" - maestro Jan Wierzba.

2024-02-28 14:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O novo maestro da Orquestra Filarmonia das Beiras diz que chega para aprofundar o legado de Vassalo Lourenço e apostado inovar afirmando a orquestra no contexto nacional e em particular da região centro.

Jan Wierzba já assumiu a liderança e, hoje, apresenta-se em Aveiro no âmbito do projeto Música na Escola para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Aveiro.

Vai ser assim nos próximos dias com espetáculo final no domingo ao som de Mozart.

Filho de polacos que afirma Portugal como a sua casa, admite que o rejuvenescimento da orquestra é o contributo que pode dar (com áudio)

Sob o mote “Mini Mozart!”, na edição de 2024 a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro Jan Wierzba, convida todos os Alunos, Docentes e Assistentes Operacionais, a conhecer Mozart e a sua música.

O espetáculo apresentado nas sessões pedagógicas resulta de um projeto encomendado pela Real Filarmonia de Galícia ao Serviço Educativo da Casa da Música do Porto e conta com a participação dos formadores Sofia Nereida e António Miguel Teixeira (dos Serviços Educativos da Casa da Música), sob a direção do Maestro Jan Wierzba.

A edição deste ano conta com a participação de 3386 Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município, estando previstas cinco sessões, duas esta quarta e duas amanhã e uma no dia 1 de março.

Espetáculos no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, no período da manhã.

O concerto de Família, no encerramento, está marcado para domingo, às 16h00, também no Grande Auditório do Centro de Congressos.

Para o maestro este é um momento feito de simbolismo pela importância de levar a música aos jovens (com áudio)