Documentário sobre Paula Rego em exibição na próxima terça no Aveirense.

2017-04-15 18:30

Categoria: 

Concelho: 

“Filmes das Nossas Terças” com sessão dedicada a Paula Rego. O documentário “Paula Rego, Histórias e Segredos”, de Nick Willing, filho da pintora, será exibido esta terça. Um filme revelador da vida de Paula Rego, desde a sua luta contra o fascismo, ao seu mundo da arte misógino e à depressão pela qual passou.

Nascida em Portugal, um país sobre o qual o pai lhe disse que não era bom para as mulheres, Rego usou as suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher como o direito ao aborto.

Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens de Rego a trabalhar no seu estúdio. E o resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo.

Nesta terça a curta-metragem escolhida é “Humilhados e Ofendidos” de Salvador Palma e Dany Horiuchi, um filme com a assinatura da Universidade da Beira Interior.

O filme conta a história de António, um homem de 70 anos, doente de alzheimer e em avançado estado de demência anda perdido em busca do caminho de volta a casa. Durante a sua demanda acontecem várias situações ao traçar de um carácter depressivo. Enquanto isso os seus filhos, Manuel, Emília e Luísa e ainda Rui, o seu neto autista, procuram-no.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4 euros.