Casa da Cultura de Ílhavo recebe projeto de dança contemporânea.

2017-03-18 10:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dança contemporânea na Casa Cultura Ílhavo. Este sábado o 23 Milhas propõe dança contemporânea, com o espetáculo "Projecto Espiões", uma criação de Filipa Francisco, interpretada e co-criada por Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real.

“Projecto Espiões” aborda a relação entre as artes performativas e a construção e transmissão da memória cultural, desde um universo pessoal. A partir das memórias individuais e coletivas de alguns dos artistas da sua vida — os coreógrafos-intérpretes Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real — Filipa Francisco identifica um património ímpar na memória destes coreógrafos e desenha um gesto criativo e afirmativo, face à escassez de arquivos e documentação sobre a dança no panorama nacional português.

Na sequência de projetos anteriores como “Íman”, construído a partir das memórias individuais de intérpretes de dança africana e hip hop, ou "A Viagem", que explora a dança tradicional como uma forma de ligação ao corpo, "Projecto Espiões" propõe valorizar uma herança incorporada, através de um confronto entre repertórios e imaginários pessoais e novos gestos coreográficos.

Este espetáculo é co-produzido pelo Maria Matos Teatro Municipal, pelo Teatro Municipal do Porto e pela rede Open Latitudes.

Depois do espetáculo, os intérpretes juntam-se ao público para uma conversa. Espetáculo às 21h30.

Domingo é dia da família e é dia de ver espetáculos em família. O 23 Milhas apresenta “Onda”, um espetáculo de teatro para crianças, produzido pelo Teatro do Biombo. “Onda” realiza-se na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, em duas sessões: às 10:00 para crianças dos 4 aos 18 meses e, às 11h30, para crianças dos 19 aos 36 meses.