Aveirense exibe filmes do Playdoc.

2017-06-27 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Festa do Documentário “PLAYDOC” regressa ao Teatro Aveirense em três sessões com alguns dos melhores documentários. A Plano Obrigatório continua a sua aposta e realiza a 3ª edição desta festa do cinema documental.

Esta Terça-feira, às 21h30, o ciclo abre com o filme “David Lynch: Te Arte Life – a vida arte” de Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm.

Neste filme David Lynch leva-nos numa viagem íntima pelos seus anos de formação, desde a infância idílica numa pequena cidade dos Estados Unidos, até às ruas escuras de Filadélfia, identificando os momentos que moldaram um dos realizadores mais enigmáticos do cinema.

Este filme retrata a arte, a música e os primeiros filmes de Lynch, trazendo luz à escuridão do seu mundo único, dando aos espetadores um conhecimento mais aprofundado do homem e do artista.

Nessa sessão o público também poderá assistir a “Razão para zebras” de João Costa. Documentário sobre Igor Chamada, um realizador que desenvolvia um trabalho multicultural sobre a felicidade, projeto que não conseguiu concluir.

O PLAYDOC terá nova sessão na terça-feira dia 11 de Julho com o documentário “I´m not your negro”, de Raoul Peck, candidato ao Óscar de melhor documentário. O filme é baseado no manuscrito inacabado do romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico James Baldwin.

Em 1979, James Baldwin escreveu ao seu editor dizendo que o seu próximo projecto, Remember This House, seria um livro revolucionário sobre as vidas e os assassinatos de três dos seus amigos mais próximos: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr. O filme promete lançar a reflexão sobre preconceito e a segregação racial.

No dia 11 é possível assistir à curta-metragem “cerveja, gravuras e cinema” de Francisco Moura Relvas. Uma homenagem a Fernando Mateus, jornalista e crítico de cinema.

O ciclo terminará em clima de festa no dia 18 de Julho. Nesta sessão será exibido “remember us” (na foto), de Dalia Abuzeid, vencedor do Prémio Televisão e Prémio Estreia Mundial Televisão no Festival de AVANCA de 2016.

O filme é um documentário-ficção de longa duração que desvenda histórias de uma minoria esquecida da Jordânia: os refugiados Palestinianos de Gaza.

Nesta sessão o público ainda poderá assistir a “Transitions” de Ana Barroso que será musicado ao vivo por Miguel Sá.