Arquivo Municipal de Aveiro integra futura estrutura do arquivo distrital.

2023-11-17 10:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os arquivos estão na lista de prioridades da política cultural do Município de Aveiro e 2024, ano da capital nacional da cultura, promete marcar o arranque da ampliação do arquivo distrital, albergando o arquivo municipal na área do antigo Colégio Alberto Souto que vai ser reconvertido em espaço criativo.

A chamada deste projeto à abertura das Jornadas de História Local e de Património Documental deu destaque ao trabalho que foi sujeito a concurso de ideias e que está em estudo prévio para seguir para projeto.

Rogério Carlos, Vice presidente da autarquia, esteve na abertura dos trabalhos.

E salientou essa aposta nos arquivos como peça que se entrega ao futuro e às novas gerações (com áudio)

O novo arquivo municipal articulado com a ampliação do arquivo distrital no antigo Colégio Alberto Souto é um sinal que a autarquia pretende dar sobre a importância dos arquivos.

A direção da ADERAV assume a importância do tema e entende como atual o destaque dado à arquivística.

Sónia Filipe considera que se trata de uma aposta estruturante (com áudio)

Jornadas de História Local e de Património Documental numa parceria entre a Câmara de Aveiro e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro.

A edição de dois dias é dedicada aos Arquivos e à Memória do passado que estes representam.

As comunicações decorrerão durante o dia de sexta-feira e, no sábado (dia 18) será realizada uma visita às instalações do Arquivo Distrital de Aveiro, guiada pelo Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda.