Ílhavo: Centro de Documentação promove evento “Projetos de Cidadania em Arquivos”.

2023-11-03 06:56

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo anuncia uma reflexão sobre a cidadania em arquivos e centros de documentação, através da criação de produtos e ferramentas que acrescentam valor à informação.

O Centro de Documentação de Ílhavo e a Keep Solutions vão promover o evento “Projetos de Cidadania em Arquivos”.

Esse encontro está marcado para dia 10 de novembro, entre as 9h30 e as 18h30, no Laboratório das Artes da Vista Alegre.

A primeira parte do evento, de âmbito nacional, será focada no lançamento do ARCHEVO 7, da Keep Solutions (empresa fornecedora do software de arquivo do CDI), e tem como público-alvo profissionais, alunos e interessados nas áreas de arquivo, biblioteca, documentação e informação.

A segunda parte, será marcada pelo lançamento do Portal e Jogo “Se esta rua fosse minha” e da publicação eletrónica “A evolução do concelho de Ílhavo. Geologia, História, Hodonímia, Património Marítimo, Industrial e Militar”.

Todos estes projetos, levados a cabo pelo CDI, contaram com o apoio de diferentes parceiros que, ao longo de cinco anos, permitiram conceber produtos e ferramentas relacionados com a história, toponímia e património ilhavense.

Esta segunda parte do programa tem uma dimensão mais local, dirigindo-se não só a profissionais, alunos e interessados das áreas de Arquivo, Biblioteca, Documentação, Informação, como também a profissionais e interessados em serviço educativo, educação, história, geografia, geologia e toponímia, e, sobretudo, à comunidade ilhavense.

O público pode participar na Parte I, na Parte II ou em ambas - apesar de complementares, são independentes entre si.

As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a inscrição, através do email cdi@cm-ilhavo.pt ou com o preenchimento de formulário online.