Alunos albergarienses descobrem o percurso de vida de quem frequenta um Centro Educativo.

2017-02-15 18:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de 36 alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha vai descobrir como é a vida de um jovem a frequentar um centro educativo da Direção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais através do projeto Fotovoice. A sessão, que vai contar com a presença de um adolescente internado no Centro Educativo dos Olivais, terá lugar na próxima sexta-feira, apartir das 9h30, na Casa Municipal da Juventude.

O Fotovoice é um projeto de intervenção do Centro Educativo dos Olivais que pretende orientar os jovens internados na descoberta de aspetos positivos e favoráveis da sua identidade, levando-os num processo de descoberta do capital pessoal de cada um.

Para transformar o capital pessoal em capital social, cada jovem partilha a sua experiência com a comunidade, através de ações em locais onde indivíduos da sua idade se reúnem.

Na Casa Municipal da Juventude, o jovem internado no Centro Educativo dos Olivais irá falar da sua experiência pessoal e tentar ajudar os outros a evitar os erros que cometeu no passado. “Os jovens aceitam mais facilmente outro jovem a falar disto do que um adulto, é diferente”, explica. Os alunos presentes na atividade têm entre 13 e 14 anos e são de uma turma do ensino geral (7.º ano) e do Curso Vocacional de Comércio, Desporto e Mecânica da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha com 3.º Ciclo.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, o projeto Fotovoice é um exercício de reflexão, que permite a partilha de testemunhos de jovens que conseguiram aprender a ter uma nova visão de vida após um período menos favorável. “Ajudam os outros jovens a não ir pelo mesmo caminho que percorreram e mostram que há outras alternativas mais interessantes”, salienta a Vereadora.