7 Municípios, 7 grandes nomes das Músicas do Mundo no Festim 2017 apresentado hoje em Ílhavo.

2017-05-24 17:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O cartaz do Festim 2017 foi hoje apresentado na Casa da Cultura de Ílhavo.

De 22 de Junho a 21 de Julho, a 9.ª edição do Festival intermunicipal de músicas do mundo leva sete grandes nomes aos palcos dos sete Municípios parceiros: Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Ílhavo e Oliveira do Bairro.

Yamandu Costa (Brasil), Bombino (Níger), Susana Baca (Peru), Hazmat Modine (EUA), Lura (Cabo Verde), Les Violons Barbares (Mongólia, Bulgária, França) e Kočani Orkestar (Macedónia) são os setes nomes que guiarão a festiva viagem pela 9.ª edição do Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo.

Este ano, a rede alargou e o Município de Ílhavo apresenta-se como um novo palco do Festival, que se junta aos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro.

Estão programados 14 concertos, alguns em salas de referência da região, mas a maioria nas praças e recintos de ar livre, levando grandes nomes também ao espaço público. O modelo partilhado deste festival, envolvendo sete Municípios e apostando nas sinergias de escala, viabiliza a presença na região de grupos e artistas de uma dimensão surpreendente.

A conferência de imprensa, que foi aberta pelo anfitrião Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, contou ainda com as intervenções de Elsa Corga (CM Águeda), Delfim Bismark (CM Albergaria-a-Velha), Almeida e Costa (CM Sever do Vouga), Alexandre Rosas (CM Ovar), João Alegria (CM Estarreja) e Catarina Pereira (CM Oliveira do Bairro) e do programador do festival, Luís Fernandes (d'Orfeu AC).

O Festim é o único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals” e acaba de receber, pela segunda vez, o selo de qualidade EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe. (com áudio - Luís Fernandes)