Universidade Digital vai garantir formação superior a adultos em processo de formação contínua.

2017-04-08 09:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade Aberta vai colaborar com a EPA para a formação universitária de cariz profissional na nova Universidade Digital.

Anuncio feito, esta sexta, pela Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro entidade que tutela a Escola Profissional de Aveiro. O projeto para a ‘Educação Integral’ e ‘Aprendizagem ao Longo da Vida’ constrói-se com a oferta formativa de nível básico, secundário e superior da AEVA.

A Universidade Digital AEVA-UAb assume-se como projeto “completamente diferente de todas as outras existentes”, assumindo aspetos inovadores únicos, quer no que respeita às metodologias de aprendizagem praticadas, quer no que respeita ao seu modelo de implementação territorial.

“Tal significa que, a partir do próximo ano escolar 2017-2018, os 11 municípios da Região de Aveiro vão ser particularmente abrangidos por um conjunto de ofertas formativas de nível superior à medida das populações deste território que, assim, através de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, poderão valorizar as suas competências pessoais e profissionais”.

Este projeto, único em Portugal, é considerado “inovador à escala internacional” uma vez que integra e consolida o projeto que a AEVA tem vindo a desenvolver ao longo de 25 anos e que assenta na “educação e valorização” de um território de 11 municípios, com aproximadamente 400 mil habitantes.

Depois da educação profissional de nível básico e de nível secundário destinada aos jovens (através da marca EPA-Escola Profissional de Aveiro), depois da valorização pessoal e profissional de adultos (através da marca Centro Qualifica da Região de Aveiro), depois da valorização do capital humano das empresas e do seu movimento empreendedor (através da marca CATEC-Campo Tecnológico), depois da comunicação multimédia e digital intermunicipal (através da marca televisão CanalCentral), a AEVA tem agora um Centro de Aprendizagem Universitário a cobrir toda a Região de Aveiro, o que permitirá desenvolver os estudos de nível superior “sem comprometer a sua vida pessoal e profissional”.

Será anunciado em breve o município da Região de Aveiro que irá acolher a Sede deste novo Centro de Aprendizagem Universitário.

Para além da AEVA-UAb, fazem também parte, na qualidade de Parceiros Tecnológicos, a MICROSOFT e a HP.

Jorge Castro, administrador da AEVA, realça a importância de responder aos adultos, profissionais, que procuram manter a sua valorização (com áudio).