Universidade de Aveiro nas 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos.

2017-04-06 10:04

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro está nas 100 melhores universidades do Mundo no Ranking da Times Higher Education que lista as 200 melhores instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Portugal passou de três para cinco representantes.

Universidade de Aveiro obteve a melhor pontuação e integra o top 100, Nova e Minho mantêm-se no ranking, Universidade da Beira Interior e ISCTE estreiam-se na lista.

Entre as cinco instituições de ensino superior portuguesas no ranking, o destaque maior vai para a Universidade do Aveiro, que a THE coloca em 81º lugar depois do 83º lugar do ano anterior.

Pelo terceiro ano consecutivo, o ranking da THE é liderado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. As instituições asiáticas estão também em destaque, com Hong Kong, Singapura e Coreia do Sul (com duas universidades) a ocuparem quatro dos cinco primeiros lugares. Holanda, Alemanha e Itália são os outros países representados no top 10.

Olhando para a totalidade das 200 instituições listadas há 48 países representados, com uma forte presença australiana (23 universidades), francesa (16) e espanhola (15). O Reino Unido é, no entanto, o país com maior presença (27).

O Ministro Adjunto de Portugal elogia o posicionamento de Aveiro e afirma mesmo que a UA é o melhor que aconteceu em décadas na região. Eduardo Cabrita, presente numa conferência na UA, não escondeu satisfação (com áudio).