UA recebe apresentação de Rede Global Portuguese Scientists.

2017-04-27 14:32

Categoria: 

Concelho: 

A rede Global Portuguese Scientists (GPS), iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em colaboração com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, Universidade de Aveiro (UA) e Altice Labs, apresenta-se à comunidade da UA, casa onde foi desenvolvida tecnicamente.

A sessão, no âmbito de um conjunto de apresentações em instituições de ensino superior portuguesas, decorre esta sexta, às 15h00, na Sala de Atos, edifício da Reitoria.

A plataforma GPS integra mais de 3000 membros, dos quais a maioria são “cientistas GPS” que desenvolveram trabalho numa instituição de investigação científica estrangeira, durante um período mínimo de três meses.

Esta rede tem como propósito mapear a comunidade de cientistas portugueses, dar visibilidade às suas atividades de investigação e facilitar os contactos entre cientistas e com a sociedade portuguesa.

A plataforma tem algumas funcionalidades semelhantes a uma rede social, procurando estimular a comunicação e partilha entre os membros desta comunidade.

Os cientistas GPS têm a possibilidade de criar grupos, existindo atualmente mais de 135 com temas tão variados como “Oportunidades em Portugal”, “Ciências em Moçambique”, “Zebrafish PT” e “Oncologia”.

A sessão na UA conta com a presença de Pedro Magalhães, diretor científico da FFMS, de Carlos Fiolhais, responsável pelos programas de “Educação” e de “Ciência e Inovação”, da FFMS, e ainda de David Marçal, coordenador geral da rede GPS, Ciência Viva.