UA Open Campus convida população a conhecer melhor a Universidade.
Uma mostra com perto de 50 projetos de investigação e mais de uma centena de atividades incríveis dividas por aproximadamente 260 sessões.
A 2.ª edição do UA Open Campus decorre dias 22, 23 e 24 de março na Universidade de Aveiro (UA) e destina-se a estudantes do ensino secundário e superior, bem como a todos os visitantes interessados em conhecer melhor a UA.
São três dias de atividades diversas, distribuídas por quatro tipologias de ações (UA Open Labs, UA Open Life, UA Open Minds e UA Open Future) especialmente preparadas para que os visitantes possam conhecer os cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, mestrados integrados, mestrados de 2º ciclo e programas doutorais ministrados pelos 16 departamentos e quatro escolas politécnicas desta instituição do ensino superior, mas também os laboratórios e restantes infraestruturas científicas e académicas da academia, e, claro, a investigação aqui desenvolvida.
Especialmente a pensar nos estudantes do ensino secundário, o UA Open Labs oferece atividades experimentais em laboratório, workshops, shows de ciência e palestras com componente prática, num total de 260 sessões.
É a oportunidade dos candidatos ao ensino superior, sempre acompanhados por buddies (alunos da UA que acompanham toda a visita), experimentarem atividades científicas, conhecerem os professores, investigadores e estudantes desta academia, bem como os espaços onde habitualmente decorrem as aulas e as atividades laboratoriais.
O UA Open Minds, a decorrer na tenda que durante os três dias do evento estará de portas abertas no espaço exterior junto ao edifício da Reitoria, proporcionará uma alucinante viagem ao mundo da ciência e da tecnologia.
Nesta mostra da investigação desenvolvida na UA, vai ser possível conhecer meia centena de projetos, conversar com os investigadores, meter as mãos na massa e realizar atividades de simulação, mas também esclarecer todas as dúvidas sobre a oferta formativa da UA, as bolsas de mérito académico e outros apoios à formação, sem esquecer a hipótese de assistir a curtas palestras motivacionais e de orientação vocacional.
Porque a vida dos estudantes da Universidade de Aveiro é muito mais do que estudar e investigar, o UA Open Life é a oportunidade certa para os visitantes vestirem a pele de um estudante universitário e conhecerem a sua vivência diária. Vai ser assim possível visitar as residências, refeitórios, espaços culturais e complexos desportivos onde se praticam dezenas de modalidades, mas também participar no ensaio de uma Tuna.
No sábado, dia 24, a pensar nas famílias, haverá trinta atividades divididas por 56 sessões e 1.444 vagas! Uma destas atividades passa-se na cantina de Santiago que será aberta aos chefs Cátia Goarmon e Daniel Cardoso para um showcooking com os melhores ingredientes.
Nesta atividade gratuita, mas sujeita a um número limite de inscrições, vai ser possível saber como dar um toque gourmet a pratos do dia a dia e provar as iguarias confecionadas.
Mais dirigido aos estudantes universitários e ao público curioso, o UA Open Future - dia 22 ao final da tarde - é a oportunidade de visitar a mostra de ciência e tecnologia patente na tenda, partilhar experiências de formação e de trabalho e trocar impressões sobre a oferta formativa pós-graduada da UA.
Entre as 18h00 e as 19h00, os interessados em saber mais sobre os cursos de mestrado e doutoramento da UA podem inscrever-se nos “Speed datings” e esclarecer todas as suas dúvidas com os diretores de curso.
No mesmo horário, os estudantes vão também poder conhecer as soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho e, através de uma ferramenta TIC desenvolvida no âmbito do projeto europeu ActYouth, ficar a saber o quanto já as desenvolveram.
A animar este espaço, a partir das 19h00, convidados muito especiais do mundo do trabalho vão debater a questão: “O mestrado resolve?”.
Com a moderação de Hugo Figueiredo, docente do DEGEIT, que também trará a evidência científica das mais-valias de uma formação pós-graduada, os representantes das empresas Nestlé (Miguel Neto), Vista Alegre Atlantis (Cátia Carreira), RIS 2048 (Luís Catalão) e Pet Universal (Luís Pinto) vão dar a conhecer a sua experiência enquanto empregadores e explicar que contributos poderá uma formação pós-licenciatura constituir para o mercado de trabalho. Este painel contará igualmente com a presença de antigos alunos da UA a trabalhar nestas empresas.
Texto e foto: UA