UA em projeto europeu de investigação em medicina regenerativa que investe 100 milhões de euros.

2016-11-16 18:19

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra o consórcio que permitirá a criação de um novo centro de excelência em Medicina Regenerativa com apoios garantidos para os próximos anos.

Resultado de uma parceria entre cinco universidades nacionais, entre as quais a Universidade de Aveiro (UA), e a britânica University College London (UCL), líder mundial em Ciências e Tecnologias da Saúde, vai nascer, em Portugal, um centro de investigação multidisciplinar em Medicina Regenerativa e de Precisão no seguimento de uma candidatura nacional a um concurso europeu (H2020-Widespred: TEAMING).

Vai designar-se “The Discoveries Center for Regenerative and Precision Medicine” e focar-se em investigação multidisciplinar, que se traduzirá em métodos inovadores a serem aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares.

 Este novo centro vai contar com o financiamento da Comissão Europeia, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e de três Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional: Norte, Centro, e Lisboa e Vale do Tejo, representando um investimento de cerca de 100 milhões de euros nos próximos sete anos.

A sede deste instituto será no Avepark, em Guimarães, mas terá polos nas universidades de Aveiro, Porto e Lisboa, passando a fazer parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas, promovido pela FCT, denominado TERM Research Hub.

O centro de excelência em Medicina Regenerativa torna-se, deste modo, num dos maiores e mais produtivos centros de investigação da Europa em engenharia de tecidos humanos, medicina regenerativa, biomateriais e células estaminais.

 De acordo com o Vice-Reitor José Fernando Mendes, o polo de Aveiro constituirá uma mais-valia para a universidade e região por permitir trabalhar em rede nas áreas de medicina regenerativa e de precisão quer a nível nacional quer internacional.

“A possibilidade de trabalhar em parceria com a UCL, uma das mais prestigiadas universidades do mundo na valorização e transferência de conhecimento para a sociedade vai também ao encontro de um dos objetivos da UA”.

Esta parceria permitirá ainda reforçar e criar novas colaborações com os hospitais da região reforçando as áreas temáticas em causa e contribuindo de forma relevante para a estratégia da universidade.

A Academia tem tem feito investimento no setor da saúde e integra uma plataforma na região Centro, com universidades e hospitais, que tem feito a divulgação do seu potencial na Ásia.

Recentemente foi notícia a colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa confirmando, agora, com este consórcio a entrada nas redes europeias de investigação no campo da medicina em projetos de longa duração.