UA colabora na “Semana do Cérebro e da Neurorradiologia”.

2017-03-20 15:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é parceira da “BRAIN WEEK 2017”, “Semana do Cérebro e da Neurorradiologia”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), de 31 de maio a 6 de junho.

A “BRAIN WEEK”, que integra vários eventos, decorrerá entre as cidades de Aveiro, Estarreja e Santa Maria da Feira e celebra, na região natal de Egas Moniz, os 90 anos da primeira angiografia cerebral realizada pelo médico e Prémio Nobel português.

A BRAIN WEEK conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e das instituições de ensino superior nacionais com formação e investigação em Medicina e Ciências da Saúde, como é também o caso da UA.

O debate na área da Neurorradiologia volta assim ao espaço onde, em 2015, decorreu Congresso Nacional de Neurorradiologia, promovido pela SPNR (www.spnr.org) e também em parceria com a UA, evento que assinalou os 25 anos desta Sociedade.

A BRAIN WEEK, para além da componente de debate científico e de convívio entre profissionais da área, é caraterizada por uma forte componente de ligação à sociedade, de sensibilização da população para a prevenção do AVC, das vantagens de uma intervenção rápida pós-AVC e da importância da Neurorradiologia como tratamento de primeira linha nestes casos, salienta o presidente da Comissão Organizadora do evento.

Pedro Melo Freitas, médico neurorradiologista e docente de Imagiologia Clínica e Imagem Médica na Escola Superior de Saúde da UA sublinha a importância da intervenção nas primeiras seis horas após os primeiros sintomas de AVC.

Por outro lado, o presidente da Comissão Organizadora da Brain Week "congratula-se" pelo regresso de um grande evento da Neurorradiologia a uma região de onde é natural o autor da primeira angiografia, Egas Moniz, técnica que está na génese dos tratamentos em Neurorradiologia e em relação à qual se assinalam 90 anos.

O regresso à UA, instituição de ensino e investigação em várias áreas da saúde e tão destacada pela inovação na Eletrónica e Informática Médicas, nas quais se baseia a Neurorradiologia, é outro dos motivos de regozijo de Pedro Melo Freitas.