A SUMA e o Município de Ílhavo iniciam uma nova campanha de sensibilização ambiental denominada “Isto também foi pago” junto dos alunos do 1º ciclo do Município.
A ação de sensibilização pretende alertar para o valor dos resíduos e para as vantagens individuais e coletivas da reciclagem como estratégia de combate ao desperdício e despesismo.
A nova campanha da SUMA que surge na sequência dos investimentos efetuados em sensibilização ambiental conjuntamente com o Município de Ílhavo, tem como principal objetivo "sensibilizar para a necessidade de reverter os hábitos de consumo".
Poupança doméstica por combate ao desperdício corresponde ao principal conceito transmitido nas ações diretas com o público, que levam para casa a mensagem de que o lixo que compram para embalar os produtos, porque é pago, deve ser encarado como recurso com valor de matéria-prima, que dá origem a inúmeros produtos mais baratos e acessíveis, e permite ter outros ganhos em esforço, tempo e dinheiro.
Sob o formato de um eco-banco, onde um misterioso banqueiro revela os tesouros do lixo, as escolas inaugurarão as sucursais deste estabelecimento, que convida os seus colaboradores (alunos) a fazerem “depósitos” nos mini-ecopontos que serão disponibilizados em cada sala de aula dos alunos de escolas do 1º ciclo.
A campanha tem início esta segunda e abrangerá cerca de 1200 alunos.